Saltar para o conteúdo

Francisco Xavier da Costa Aguiar de Andrada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Barão de Aguiar de Andrada em litografia de 1881.

Francisco Xavier da Costa Aguiar de Andrada, primeiro e único Barão de Aguiar de Andrada GCC (São Paulo, 1822Washington, 25 de março de 1893) foi um magistrado e diplomata brasileiro, tendo sido embaixador plenipotenciário em diversas ocasiões.

Filho de Francisco Xavier da Costa Aguiar de Andrada e Maria Zelinda de Andrada, e irmão da baronesa de Penedo. Casou-se com sua prima Jesuína da Costa Aguiar de Andrada.

Foi Ministro Plenipotenciário em Portugal, embaixador do Brasil no Uruguai e sucedeu ao Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira na presidência dos Tribunais Arbitrais Anglo-Chileno, Ítalo-Chileno, Franco-chileno e Germânico-Chileno estabelecidos por ocasião da Guerra do Pacífico do Chile contra o Peru e Bolívia.[1]

Morreu durante uma missão diplomática em Washington, a qual tratava da Questão das Missões.

Títulos nobiliárquicos e honrarias

Agraciado com as Grã-Cruzes da Imperial Ordem da Rosa, da Ordem Militar de Cristo, da Ordem da Coroa de Ferro e da Ordem de Medjidié, além de ter sido conselheiro imperial.

Barão de Aguiar de Andrada

Título conferido por decreto imperial em 3 de maio de 1876.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Van Buren, Mario Barros. Historia Diplomatica de Chile, 1541 - 1938. Ed. Andrés Bello. 2a. ed., Chile, 1990, pg. 495. ISBN 956-13-0776-5