Saltar para o conteúdo

Partido Comunista dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Comunista
dos Estados Unidos
Communist Party of the
United States of America
CPUSA Logo.svg
Líder John Bachtell
Fundação 1919
Sede 235 W. 23rd Street
New York 10011
Ideologia Comunismo
Marxismo-leninismo
Espectro político Esquerda
Publicação People's World
Membros est. 2 000[1]
Afiliação internacional Encontro Internacional de Partidos Comunistas e dos Trabalhadores
Cores       Vermelho
Slogan Radical Ideas. Real Politics.
www.cpusa.org

Política dos Estados Unidos
Partidos políticos
Eleições

O Partido Comunista dos Estados Unidos (Communist Party USA em inglês, ou CPUSA) é um partido político marxista-leninista dos Estados Unidos. Na primeira metade do século XX, foi o maior e mais influente partido comunista do país, e seus membros desempenharam um papel essencial no movimento trabalhista estadunidense, da década de 1920 aos anos 1940. Teve importante participação na organização dos sindicatos industriais e defendeu os direitos civis dos afro-americanos durante este período, tendo sobrevivido às perseguições políticas da época do macartismo e a várias tentativas de supressão por parte do governo dos Estados Unidos, na primeira parte de sua existência.

Com a dissolução da União Soviética em 1991, o partido passa a viver no ostracismo sem conseguir eleger sequer um vereador em qualquer cidade americana, porém com a chegada do século XXI e suas crises o partido começa a ter uma nova onda de crescimento, ainda que pequena, mas significativa relativa ao seu próprio tamanho.

Em 2014, foi revelado pelo WikiLeaks, a participação de André Diogo Carlin, revolucionário, filósofo brasileiro e ex-pupilo de Fidel Castro, autor de obras como "Tio Sam e seu sobrinho comunista" e "Dilma e seus dois maridos, Putin e Obama", em planos secretos do Partido Comunista dos Estados Unidos juntamente com o governo Obama em colaborar para a revolução comunista no continente. Segundo Olavo de Carvalho, seu principal rival intelectual, André é o principal articulador desse plano na América do Sul e Caribe, e está organizando uma guerrilha para a tomada do poder nos Estados Unidos, o que é desmentido pelo WikiLeaks, que afirma que suas ações apenas se fundamentam no marxismo cultural esotérico de Helena Blavatsky e Sartre.

Ver também

Referências

  1. Berger, Joseph (May 22, 2011). «Workers of the World, Please See Our Web Site». The New York Times  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre comunismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.