Saltar para o conteúdo

Hurt (canção de Christina Aguilera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Hurt"
Hurt (canção de Christina Aguilera)
Single de Christina Aguilera
do álbum Back to Basics
Lançamento Estados Unidos 10 de Outubro de 2006
Gênero(s) Soft rock, Adult contemporary, soul, piano pop
Duração 4:03
Gravadora(s) RCA
Composição Christina Aguilera, Linda Perry, Mark Ronson
Produção Linda Perry
Cronologia de singles de Christina Aguilera
"Ain't No Other Man"
(2006)
"Tell Me"
(2006)

"Hurt" é o segundo single do álbum Back to Basics da cantora norte-americana Christina Aguilera, de 2006. A canção foi escrita por Christina Aguilera, Linda Perry e Mark Ronson e produzida por Linda Perry. "Hurt" foi composta por Linda Perry e inspirada na recente morte do seu pai. Em fevereiro de 2007 foi certificada Ouro pela RIAA.[1]

Informações

Originalmente, Christina Aguilera não queria "Hurt" como segundo single do "Back to Basics", poís, "Candyman" foi planejado como tal e sendo confirmado por Aguilera em diversas entrevistas. Mas, a RCA sentiu que seria mais conveniente lançar "Hurt", que se tornaria uma grande balada, podendo ser comparada à grande balada de sucesso de Aguilera, "Beautiful". Também foi discutido que o tema e o arranjo de "Candyman" era bastante similar ao single anterior de Aguilera, "Ain't No Other Man". "Hurt" foi tocada nas rádio americanas em 19 de Setembro de 2006, mas o single foi lançado apenas em 23 de Outubro para todo o mundo.

A música foi apresentada no MTV Video Music Awards em 31 de Agosto de 2006. Durante o tapete vermelho antes do show, Christina revelou ser co-diretora do clipe de "Hurt", junto com Floria Sigismondi, com quem já havia trabalhado em "Fighter", em 2003.

"Hurt" estreou na Billboard Hot 100 em 5 de Outubro, na posição número #100 e em 10 semanas alcançou a posição #19 na Billboard.

Desempenho

"Hurt" estreou na Billboard Hot 100 em 5 de Outubro de 2006 em #100, chegando ao número #19 na décima semana e já havia sido certificado Ouro. No Reino Unido teve um êxito aceitável, chegando ao número #11. Em entrevista Christina disse a Oprah, apresentadora de um Talk Show americano, que desabafou em essa música, que mesmo sendo composta por mais de um compositor, ela e Luiz Henrique (@LuHeVieira), com quem Christina Aguilera pode ter dito um caso durante um ano e meio, surgindo até boatos de que seu filho Max, seria fruto deste relacionamento, isso tudo sendo culpa claro... da Rita

No resto da Europa, o single foi um sucesso retumbante. No Chart Top 200 Europe (onde se leva em conta as vendas e as reproduções nos países europes) "Hurt" chegou ao número #1. "Hurt" alcançou o número #1 na Suíça, Portugal e Indonésia por 2 semanas; Chegou ao número #3 na França, sendo o segundo single de Aguilera a entrar no Top 10, desde "Genie in a Bottle" nesse país. Permaneceu dentro do Top 3 na Alemanha, Suécia, Países Baixos, Áustria, Grécia e Bélgica; Foi o single de maior sucesso de Aguilera na Europa desde 2002 com "Beautiful". No Canadá, "Hurt" permaneceu dentro do Top 50 cerca de 8 meses e chegou ao número #6.

"Hurt" foi certificado Ouro nos E.U.A. (+600.000 downloads digitais) e Alemannha (+150.000 cópias vendidas),[2] Áustria (15.000 cópias vendidas),[3] Austrália (35.000 cópias vendidas),[4] Bélgica (+20.000 cópias vendidas),[5] Suíça (+15.000)[6] e 2x Platina no Canadá (+10.000 downloads digitais).[7]

"Hurt" é a terceira canção número #1 de Christina nos "dance charts" (as duas anteriores foram "Beautiful" e "Ain't No Other Man"). O Single foi certificado pela Billboard Year's End Charts como o mais bem sucedido de Aguilera em 2007.

Videoclipe

No videoclipe da canção, Christina Aguilera encarna um personagem de circo que acaba de receber um telegrama avisando a morte de seu pai recentemente. O clipe se passa num cenário retrô, como é a proposta do CD. Christina, ao receber tal telegrama, entra em um flashback e se lembra de sua iniciação na vida circense dado pelo seu pai, qua agora falecera. Em sentimentos à flor da pele, o vídeo mostra cenas de Aguilera cantando a música isolada, sentada em um picadeiro num circo vazio. Com uma mistura de lembranças, sentimemos e sofrimentos, Christina Aguilera sai correndo após a leitura do telegrama e encerra o videoclipe caída no gramado do circo com uma visão de seu pai em sua frente.

Faixas

Promo CD
  • "Hurt" (Versão do Álbum) - 4:03
  • "Hurt" (Instrumental) - 4:03
  • "Hurt" (Call Out Hook) - 4:10
CD Single Comercial
Maxi Single
  • "Hurt (Versão do Álbum)
  • "Hurt (Jake Ridley Remix)
  • "Ain't No Other Man (Shapeshifters Mixshow Mix)"
  • "Ain't No Other Man" (Videoclipe)
Vinil 12"
  • "Hurt" (Versão do Álbum)
  • "Ain't No Other Man (Junior Vazquez Club Mix)"
  • "Ain't No Other Man (Shapeshifters Mixshow Mix)"

Desempenho nas paradas

Posições