Saltar para o conteúdo

Aço maraging

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aços maraging

O nome maraging é derivado da junção de "MARtensite + AGe hardenING".

Os Aços maraging caracterizam-se por apresentarem elevados limites de resistencia, que podem chegar a 280 kgf/mm² (limites de escoamento na faixa de 1400 a 2400 MPa.)


Composição:

Os Aços maraging possuem baixos teores de Carbono (0.03% max) manganes, silício,fósforo e enxofre e alto teor de níquel (de 17% a 23% em média) e teores significativos de Cobalto e Molibdênio


Tratamento térmico:

Esses aços são submetidos a um tratamento térmico o qual confere endurecimento por precipitação de intermetálicos. Têmpera(solubilização de intermetálicos): O aço é aquecido entre 590ºC a 820ºC e em seguida resfriado ao ar, o que confere uma estrutura martensítica apesar do baixo teor de carbono, com uma matriz de solução sólida de níquel no ferro alfa. Revenimento (envelhecimento): Ao ser reaquecido entre 425º e 510°C ocorre endurecimento por precipitação e aumento da resistência mecânica. Tratamentos térmicos de envelhecimento com temperaturas mais elevadas provocam superenvelhecimento com o objetivo de melhorar as propriedades magnéticas da liga.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.