Saltar para o conteúdo

Norisring

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)

O Norisring é um autódromo em Nuremberga, nas antigos áreas de desfile Nazi (em alemão: "Reichsparteitagsgelände") sítio das convenções festivas do NSDAP. Como o nome da cidade em alemão é Nürnberg poderia haver confusão com o já famoso Nürburgring, o velho nome Noris foi escolhido para a pista simples que, actualmente, tem uma distância de cerca de 2.3 km.

Desde 18 de Maio de 1947, os eventos de desporto motorizado nos restantes 360 metros (Zeppelinhaupttribüne ou simplesmente Steintribüne) são realizados nas ruas que são normalmente usadas para o trânsito público. Diferentes configurações foram usadas nos primeiros anos, incluíndo 8 layouts diferentes. Actualmente, a recta da meta em frente da bancada central antecede uma curva à direita e uma curva em "U" à esquerda na torre Grundig, antes de se voltar à esquerda na curva à esquerda para Steintribüne, onde a curva chicana direita-esquerda "Schöller-S" antecede a recta oposta, paralela à recta da meta. Os carros tocam na parede de fora neste ponto. Depois vem uma curva em "cotovelo" para a direita, antecedendo a curva em "U" de "Dutzendteichkehre", que dá lugar a uma curva em "cotovelo" à esquerda que antecede a recta da meta.

Devido à proximidade do lago "Dutzendteich" e a sua situação dentro de uma grande cidade, a pista e o evento é comparado com o Grande Prémio do Mónaco (Fränkisches Monaco).

O anual Norisrennen, a meio de Julho, é considerado um ponto forte do DTM, onde os fãs se aproximam da acção e dos pilotos em infraestruturas modernas.

O piloto mexicano Pedro Rodriguez morreu em Norisring em 1971, conduzindo um Ferrari 512, já que foi contratado para o pilotar (nos eventos do campeonato, usou para correr um Gulf Racing-Porsche 917) bateu no muro da ponte antes da curva Schöller-S e explodiu em chamas. Depois, a pista foi encurtada, movendo a curva em "U" da torre Grundig para redzir as velocidades na curva. Em 2006, uma placa de memorial foi inaugurada no sítio do acidente. O piloto de Fórmula 3 Húngaro Csaba Kesjár também morreu em Norisring em Junho de 1988.

Webpages, mainly in German