Saltar para o conteúdo

Die Unendliche Geschichte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)
Este artigo é sobre o livro. Para saber sobre o filme de 1984, siga para A História Sem Fim (filme).

A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte, The Neverending Story) é um livro de fantasia escrito por Michael Ende, publicado pela primeira vez em 1979. A tradução para o português se deu pela Editora Martins Fontes. O livro também já foi adaptado em vários filmes.

Sinopse

Predefinição:Spoiler O personagem central do livro é um jovem garoto chamado Bastian Balthazar Bux, que rouba um livro chamado A História Sem Fim de uma pequena livraria. Bastian, a princípio, é apenas um leitor do livro, que narra a história da terra de Fantasia, o lugar onde todas as fantasias dos humanos se unem. Com o progresso do livro, porém, torna-se claro que alguns habitantes do lugar sentem a presença de Bastian, já que ele é a chave do sucesso da jornada sobre o que ele está lendo. Na metade do livro, ele entra na própria Fantasia e toma um papel mais ativo nela.

A primeira metade do livro é rica em detalhes de imagens e personagens, como num conto de fadas. Na segunda metade, porém, são introduzidos vários temas psicológicos, enquanto Bastian enfrenta a si mesmo, seu lado negro, e segue em frente à maturidade num mundo formado por seus desejos.

O tema central do livro é o poder de cura da imaginação, representado pelo estado em que Fantasia se encontra até que alguém a "salve", ao reconstrui-la baseado em novas idéias, novos sonhos.

Adaptações

O livro virou filme em 1984, com a direção de Wolfgang Petersen e estrelando Barret Oliver como Bastian, Noah Hathaway como Atreyu, Tami Stronach como a Imperatriz Menina, Patricia Hayes como Urgl, Sydney Bromley como Engywook, Gerald McRaney como o pai de Bastian e Moses Gunn como Cairon. O filme, porém, cobria apenas a primeira parte do filme, terminando no ponto em que Bastian entra em Fantasia. Michael Ende sentiu que esta adaptação tinha ido muito longe, fora do ponto do seu livro, e pediu que a produção parasse ou que mudassem o nome. Como nada foi feito, Ende os processou e perdeu o caso. Ele conseguiu, porém, ter seu nome removido dos créditos iniciais, apesar de ainda tê-lo nos créditos finais.

A música de abertura foi composta por Giorgio Moroder com letras de Keith Forsey cantadas por Limahl, líder do Kajagoogoo.

A História Sem Fim II: O Próximo Capítulo, dirigido por George Miller estreando Jonathan Brandis, foi lançado em 1990 Usava um certo número de elementos da segunda metade do livro, mas era, em essência, uma história nova.

A História Sem Fim III, estrelando Jason James Richter, Melody Kay e Jack Black, foi lançado em 1994. Este filme era apenas nos personagens do livro de Ende, com uma história totalmente nova.

A História Sem Fim também inspirou duas séries de televisão. A primeira, um desenho, de 1996, focava-se nas aventuras de Bastian na terra de Fantasia (diferentes das do livro), enquanto outra, com atores, foi feita, chamada Contos da História Sem Fim, e teve 13 episódios.

A História também virou peça e balé na Alemanha, com músicas compostas por Siegfried Matthus.

Ligações externas