Saltar para o conteúdo

Acampamento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Pequenos ajustes
Linha 54: Linha 54:
==Ligações externas==
==Ligações externas==
*[[Www.guiadecampings.com.br|Guia Mapeado de Campings do Brasil e América Latina]]
*[[Www.guiadecampings.com.br|Guia Mapeado de Campings do Brasil e América Latina]]
*[https://www.acampi.com.br/ ACAMPI - O Banco de Dados do Aventureiro]
*[[Www.macamp.com.br|Portal Brasileiro de Campismo e Caravanismo]]
*[[Www.macamp.com.br|Portal Brasileiro de Campismo e Caravanismo]]
*{{Link||2=http://www.cpa-autocaravanas.com/ |3=Associação Autocaravanista de Portugal - CPA}}
*{{Link||2=http://www.cpa-autocaravanas.com/ |3=Associação Autocaravanista de Portugal - CPA}}

Revisão das 15h51min de 6 de maio de 2020

 Nota: Para outros significados, veja Acampamento (desambiguação).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Acampamento
Acampamento na praia.

Acampamento é um local onde se estabelecem barracas ou tendas, geralmente com proximidade à natureza onde toda a infra-estrutura é levada pelos campistas, tal prática é conhecida por campismo.

Parque de campismo ou Camping

O campismo é um importante setor do turismo com o lazer como sua principal finalidade. Prática itinerante com alta proximidade com a natureza, onde o indivíduo carrega seu abrigo de forma a atender a principal necessidade de um ser humano: a proteção. Repleto de recursos modernos, os motorhomes são os equipamentos que mais se assemelham às moradias fixas do homem. O campismo nasceu da exigência do homem, em questão do abrigo e da proteção contra clima, tempo e animais.

Historicamente a atividade nasceu na antiguidade, em expedições militares, onde tropas completas se amparavam em tendas de tecidos e peles animais. A prática ganhou essência educacional em 1860 ao ser instalada como processo de ensino infantil até que Baden Powel, em 1908, concebeu o escotismo (ou escoteirismo) espalhando-se pela Europa principalmente no período pós guerra mundial. Quando os grandes centros urbanos industriais começaram a crescer, veio a necessidade de as pessoas fugirem e procurarem locais com grande contato com a natureza. O campismo torna-se essencialmente turístico e leva à criação de diversas associações. A maior delas é a Federação Internacional de Campismo e Caravanismo (FICC) com sede na Suíça.

Texto: Marcos Pivari - www.macamp.com.br

Glamping

A origem da palavra surge da fusão entre "glamour" e "camping" do inglês acampar. Conceito de campismo sem os desconfortos habitualmente associados a este. Consiste na estadia e prenoita em tendas de estrutura mais fixa do que as habituais tendas de campismo. As dimensões são significativamente maiores principalmente no que diz respeito ao pé-direito. Os equipamentos são os mesmos utilizados num apartamento maior.

Legislação

Brasil
Motorhome

O novo Código de Trânsito, de 1998, alterou a categoria exigida para quem conduz trailers e motorhomes. Hoje, dirigir um trailer exige habilitação na categoria E, a mesma dos motoristas das enormes carretas. Conduzir um motor home, por sua vez, exige carteira de habilitação na categoria D, a mesma dos motoristas profissionais. Confundidos na tradução, os legisladores passaram a exigir dos motoristas brasileiros de trailers e motorhomes habilitações relativas a condutores profissionais. Enquanto a limitação persiste, o comércio remedia como pode. Empresas têm colocado à disposição de quem deseja alugar um trailer, motoristas habilitados que levam o equipamento para onde for necessário. Isto porém encarece o custo da locação." Como resultado, várias fábricas não suportaram a queda nas vendas e fecharam. Perdeu-se uma tradição de décadas e o campismo nacional definhou. O Brasil exportava trailers para toda América Latina, basta ver a quantidade de trailers mais antigos que são das extintas fábricas brasileiras, nos campings destes países.

Em 21 de julho de 2011, foi publicada a Lei 12.452, que altera o artigo 143 da lei 9.503 de 23 de setembro de 1997. Com esta modificação, os condutores da categoria B estão autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motorhomes, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o motorista. Com esta alteração, o mercado fabricante de trailers, motorhomes e campers, voltou a se aquecer e por consequência, o turismo campista e caravanista.

EUA

Nos EUA, quem dirige trailers e motor homes não tem habilitação especial, porém a palavra "trailer" para os americanos se refere à carreta de transporte de carga, com 20 ou 30 metros de comprimento. Este nosso trailer, engatado e rebocado por automóvel de passeio, é chamado por lá de "travel trailer".

Acampamento de férias

Símbolo do Acampamento
Símbolo do Acampamento

Símbolo de Campings.

Nos Estados Unidos e em outros países, o acampamento funciona como uma colônia de férias, com infra-estrutura já presente, como dormitórios e refeitórios.

Existem também os acampamentos de trailers.

No Brasil, existe um grande número de acampamentos para jovens e crianças. Localizados em fazendas com infra-estrutura necessária para abrigar a todos confortavelmente. A grande maioria é monitorada por equipes experientes que organizam, acompanham e também participam de jogos durante os dias em que as crianças ficam hospedadas. Normalmente com a duração de uma semana, este período ficam apenas sob os cuidados da monitoria e superiores, sem a presença dos pais.

Nestes lugares as crianças podem aprender muitas coisas novas que não aprenderiam sob os cuidados e costumes cotidianos, além de aprender a conviver com pessoas diferentes e muitas situações diferentes.

Atualmente existem muitos campings espalhados pelo Brasil que oferecem ótima infra-estrutura para os campistas, onde a estes basta levar sua barraca e acessórios de uso pessoal e coletivo do grupo de campismo.

Acampamento de selvagem

Há quem prefira o acampamento selvagem, em lugares de difícil acesso, sem infraestrutura.

Nesse tipo de acampamento o campista deve levar todos os equipamentos e suprimentos.

Equipamentos básicos para Acampamento

Cadeira dobrável utilizada em acampamentos.
  • Para trasnsportar o seu equipamento: Mochila com capacidade para todos os itens necessários.
  • Para se abrigar: Saco de dormir ou sleeping bag; Isolante térmico; Roupas variadas que atendam as condições climáticas do local (vento, chuva, frio, calor, presença de água e umidade); Roupa de cama; Boné ou chapéu; Calçado adequados; Protetor Solar Travesseiro; Manta; Roupa íntima; Repelente; Lona (cobrir a barraca em caso de chuva);
  • Higiêne: Papel Higiênico, pasta de dente, escova de dente, sabonete e toalha.
  • Sobrevivência: Canivete, Lanterna, Mapas, bússola, GPS (dispositivos para localização), Kit de primeiros socorros, Facão e Cantil de Água;
  • Alimentação: Fogareiro portátil para preparo de comidas, garrafas térmicas comidas solúveis.[1]

Referências

  1. «Dicas para organizar o Camping * Blog VentureShop». blog.ventureshop.com.br. Consultado em 11 de outubro de 2017 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.