Saltar para o conteúdo

The Runaways: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Guilherme151097 (discussão | contribs)
Guilherme151097 (discussão | contribs)
Linha 52: Linha 52:
| align = right
| align = right
| direction = vertical
| direction = vertical
| header = The Runaways post 1979
| header = The Runaways
| width = 200
| width = 200
| image1 = Jett Rocks.jpg
| image1 = Jett Rocks.jpg

Revisão das 02h50min de 29 de maio de 2017

The Runaways
The Runaways
Informação geral
Origem
País  Estados Unidos
Gênero(s)
Período em atividade 1975—1979
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Ex-integrantes Joan Jett
Sandy West
Micki Steele
Lita Ford
Peggy Foster
Cherie Currie
Jackie Fox
Vickie Blue
Laurie McAllister
Página oficial www.TheRunways.com

The Runaways foi uma banda de rock dos Estados Unidos. A banda tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll. Entre suas canções mais conhecidas estão "Cherry Bomb", "Queens of Noise" e "Born to be Bad". Em sua curta jornada, o grupo fez carreira nos Estados Unidos, Europa e Japão.

História

Início

The Runaways foi formado no final de 1975, pela baterista Sandy West e a guitarrista Joan Jett, depois de ambas terem se apresentado ao produtor musical Kim Fowley, que deu o número de telefone de Jett para West. As duas se encontraram por conta própria na casa de West e mais tarde chamaram Fowley, para ouvir o resultado. Fowley em seguida, ajudou as meninas a encontrarem outras integrantes. Duas décadas mais tarde, ele disse: "Eu não juntei as Runaways, eu tive uma ideia, elas que tinham as idéias, todos nós nos encontramos, houve cinco versões diferentes desse grupo, até chegarmos a cinco meninas que foram a que as pessoas gostaram."[3]

Começando como um power trio com a cantora e baixista Micki Steele, As Runaways começaram tocando nos circuitos de festas e clubes ao redor de Los Angeles. Elas logo colocaram Lita Ford como guitarrista, que tinha feito o teste para entrar como baixista. Steele foi demitida do grupo, sendo substituída pela baixista Peggy Foster, que saiu em um mês. A vocalista Cherie Currie, foi encontrada em uma boate adolescente, em um local chamado Sugar Shack, seguida pela entrada de Jackie Fox, que fez o teste para tocar guitarra, mas acabou no baixo.[3]

Fama

As Runaways conseguiram um contrato com a Mercury Records em 1976 e lançaram seu álbum de estréia The Runaways, pouco tempo depois. A banda viajou pelos Estados Unidos e tocou em vários shows esgotados. O documentário Edgeplay: A Film About the Runaways, dirigido pela ex-baixista do Runaway Vickie Blue, revelou que cada menina se inspirou depois em um ídolo: Currie em David Bowie, Jett em Suzi Quatro, Ford em Jeff Beck e Ritchie Blackmore, West em Roger Taylor e Fox em Gene Simmons.[4]

Seu segundo álbum, Queens of Noise foi lançado em 1977 e a banda começou uma turnê mundial. O Runaways rapidamente se tornou um sucesso aglomerado com o crescente movimento do punk rock. A banda formou alianças com bandas punks, principalmente masculinas, como Ramones e the Dead Boys, bem como a cena punk britânica ao tocar com The Damned, Generation X e Sex Pistols.

No verão de 1977, o empresário reserva da banda David Libert, enviou o grupo para o Japão, onde tocaram em uma série de shows esgotados. As Runaways foi um dos quatro grupos importados na música, a tocar no Japão na época, atrás de ABBA, Kiss e Led Zeppelin, em termos de vendas de álbuns e popularidade. As meninas estavam despreparadas para o assédio dos fãs, que foram cumprimenta-las no aeroporto. A histeria em massa foi posteriormente descrito por Jett, como sendo parecido "com o do Beatlemania".[4] No Japão, As Runaways tinham seu próprio especial de TV, fizeram inúmeras aparições na televisão e lançaram o álbum Live in Japan, que foi certificado ouro. Também no Japão, Fox deixou a banda pouco antes do o grupo ser programado para aparecer no Festival de Música de Tóquio em 1977. Jett assumiu temporariamente as funções no baixo. Quando o grupo voltou para casa, elas substituíram Fox, por Vickie Blue.

Currie deixou o grupo depois de uma discussão com Ford, no outono de 1977. Jett, que já tinha compartilhado vocais com Currie, assumiu vocais em tempo integral. A banda lançou seu quarto álbum, Waitin' for the Night e começou uma turnê mundial com seus amigos, os Ramones. Currie lançou um LP solo, Beauty's Only Skin Deep, produzido por Kim Fowley e começou uma turnê sozinha nos EUA, que incluiu sua irmã gêmea idêntica Marie. A Mercury Records escolheu não lançar o álbum de Currie nos EUA, embora estivesse disponível como uma importação cara pela França. Em 1980, foi anunciado que as irmãs Cherie e Marie Currie, lançariam um álbum pela Capitol Records. Messin 'with the Boys, foi produzido por Steve Lukather, que estava noivo e depois se casou com Marie Currie. Cherie teve pouco sucesso após o Runaways. "Since You Been Gone", um dueto com Marie, entrou no número 95, das paradas americanas.

Dissolução

Devido a desentendimentos sobre o dinheiro e a administração da banda, as Runaways e Kim Fowley se separaram em 1977. O grupo contratou rapidamente um novo empresário, Toby Mamis, que também já havia trabalhado com Blondie e Suzi Quatro. Quando o grupo se separou de Fowley, elas também saíram da gravadora Mercury/Polygram, no qual seu trabalhos estava vinculado. No documentário Edgeplay, as integrantes da banda (especialmente Fox e Currie), bem como os pais de Currie e West, acusaram Fowley e outros designados para cuidar da banda, de promessas falsas quanto à escolaridade e outros cuidados, usando da divisão na banda, para conquistar táticas para continuar mantendo o controle da banda, junto com a brigas das integrantes. A banda teria passado muito tempo desfrutando dos excessos do estilo de vida rock 'n' roll, durante este tempo. Elas fizeram parceria com o produtor Thin Lizzy do John Alcock, depois que o futuro parceiro de Jett, Kenny Laguna, recusar o trabalho, de produzir o último álbum da banda And Now... The Runaways.

Vicki Blue deixou o grupo devido a problemas de saúde e foi brevemente substituída por Laurie McAllister, em novembro de 1978. Laurie McAllister foi indicada para a banda por seu vizinho, Duane Hitchings, que havia tocado teclado no álbum And Now... The Runaways. Antes de se juntar as Runaways, Laurie tocou com Baby Roulette e Rave Ons, que tinha uma música lançada em um LP de compilação produzido por Kim Fowley, chamado Vampires From Outer Space. Laurie apareceu no palco com as Runaways, em seus últimos shows na Califórnia, durante as últimas semanas de dezembro de 1978, Até que McAllister decidiu sair da banda depois, em janeiro de 1979.

Houve desacordos entre as integrantes da banda pelo estilo musical, a ser seguido; Joan Jett queria que a banda tomasse uma mudança musical, mudando para um punk rock e glam rock, enquanto Lita Ford e Sandy West queriam continuar a tocar hard rock e heavy metal.[5] Nenhuma aceitava o ponto de vista da outra.[6] Então a banda fez o seu último concerto,[7] Na Véspera de Ano Novo de 1978, no Cow Palace, perto de São Francisco e oficialmente vindo a se separar em abril de 1979.

Após o fim da banda

Após o término do grupo cada integrante seguiu em carreira solo, formou uma nova banda, ou mudou de profissão:

The Runaways
Joan Jett nos anos 1980s
Joan Jett nos anos 1980
Micki Steele em 2003
Micki Steele em 2003
Lita Ford em 1988
Lita Ford em 1988
Cherie Currie em 2010
Cherie Currie em 2010

Joan Jett

Continuou a tocar guitarra e formou uma nova banda, chamada Joan Jett & The Blackhearts, e fizeram sua própria gravadora em 1980. Joan Jett foi uma das ex-integrantes que melhor se recuperou. Regravou a clássica música I Love Rock 'N' Roll da banda britânica The Arrows, e emplacou outros sucessos como "Bad Reputation", "Crimson and Clover" e "I Hate Myself For Loving You".

Lita Ford

Gravou pela Polygram discos solo. Fez sucesso com músicas como "Kiss Me Deadly" e "Close My Eyes Forever" (a segunda num dueto com Ozzy Osbourne).

Sandy West

Tentou iniciar algum projeto com Lita Ford, mas nada ocorreu. Criou a Sandy West Band e fez turnês na Califórnia nos anos 80 e 90. Em 2005 foi diagnosticada com câncer e morreu em 21 de Outubro de 2006.

Cherie Currie

Começou uma carreira de atriz e posteriormente fez um álbum (Young And Wild) com sua irmã gêmea, Marie Currie.

Micki Steele

Entrou para a banda The Bangles que fez sucesso nos anos 1980.

Jackie Fox

Ingressou na Universidade de Harvard e tornou-se advogada.

Vicki Blue

Formou uma banda com Cherie Currie, mas nunca gravaram nenhum álbum, então o projeto acabou. Lançou um documentário junto com Jackie Fox sobre a banda chamado Edgeplay: A Film About The Runaways.

Laurie McAllister

Saiu da banda para entrar em uma outra também só de garotas, chamada The Orchids. Faleceu em 25 de agosto de 2011 em decorrência de doença respiratória aos 54 anos.

Kim Fowley (produtor)

Continuou escrevendo e produzindo para diversos grupos de artistas no anos 70 incluindo Kiss, Helen Reddy, Alice Cooper e Slade.

Em 2010, foi criado um filme que conta a história desde a formação da banda, ao final dela. Lançado nos EUA como The Runaways e no Brasil como The Runaways - As Garotas do Rock

Integrantes