Saltar para o conteúdo

Pastel (arte): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
V 1500 (discussão | contribs)
ArthurBot (discussão | contribs)
m r2.7.2) (Robô: A adicionar: simple:Pastels
Linha 45: Linha 45:
[[ru:Пастель]]
[[ru:Пастель]]
[[sh:Pastel]]
[[sh:Pastel]]
[[simple:Pastels]]
[[sl:Pastel (tehnika slikanja)]]
[[sl:Pastel (tehnika slikanja)]]
[[sr:Пастел]]
[[sr:Пастел]]

Revisão das 09h56min de 15 de outubro de 2012

O Pastel é um material artístico para pintura e/ou desenho existente em uma barra, sticks cilíndricos ou até em um lápis. Existem dois tipos de Pastel: O Pastel Seco e o Pastel de Óleo. Estes dois tipos de pastel apresentam características diferentes, tanto na sua composição como na sua parte visual.

Pastel de Oleo.

Pastel Seco

É um material antigo, referido pela primeira vez por Leonardo Da Vinci como um material elegante para "pintar a seco".[1] Este material pode ser utilizado em quase todas as superfícies de papel, mas apresenta um inconveniente na sua utilização, pois uma vez utilizado no suporte pode-se tornar um desafio apagar parcialmente o Pastel Seco sem deixar vestígios.

Pastel de Óleo

Esse tipo de pastel existe desde da década de 60 do século XX e a sua fabricação é semelhante ao do pastel seco, tendo como diferença o óleo, componente que acabará por dar nome a este material.[2] O Pastel de Óleo pode ser diluido no suporte usando um pincel e, ao contrário do Pastel Seco, é um material que é facilmente corrigível, pois com a ajuda de ferramentas, como um x-acto ou uma faca, pode simplesmente retirar-se o engano.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.