Saltar para o conteúdo

Serra da Estrela: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LucienBOT (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A adicionar: ast:Serra da Estrela
Linha 124: Linha 124:
[[Categoria:Seia]]
[[Categoria:Seia]]


[[ast:Serra da Estrela]]
[[cs:Serra da Estrela]]
[[cs:Serra da Estrela]]
[[da:Serra da Estrela]]
[[da:Serra da Estrela]]

Revisão das 07h57min de 23 de agosto de 2011

 Nota: Para outros significados, veja Serra da Estrela (desambiguação).
Serra da Estrela
Serra da Estrela
O cume da Serra da Estrela (Torre) com neve e pistas de esqui.
Coordenadas 40° 19′ 18,8″ N, 7° 36′ 46,5″ O
Altitude 1993 m (6539 pés)
Proeminência 1204 m
Cume-pai: Pico Almanzor[1]
Localização Portugal
Cordilheira Sistema Montejunto-Estrela
Sistema Central
Rota mais fácil Este conjunto montanhoso pode ser atingido a partir de vários, pontos através de rotas pré-determinadas. Existe estrada até ao topo (Torre)

Serra da Estrela, por vezes referida como Serra de Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera). Faz parte da mais vasta cordilheira denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido sudoeste-nordeste desde a serra de Montejunto, e o seu cume-pai é o Pico Almanzor. A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é também atraído pela orografia de proporções colossais ( vd. p.e. Cântaro Magro) bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.

Municípios onde se insere

A Serra da Estrela situa-se maioritariamente no Distrito da Guarda com 85% da área (74 529,3 ha), tendo também uma pequena área no Distrito de Castelo Branco com 15% (13 762,4 ha). Esta é uma divisão elaborada com base na área protegida de onde estão excluídas as áreas urbanas. Se atentarmos apenas à orografia da serra a área em Castelo Branco será um pouco menor.

Os municípios incluidos na área do Parque Natural da Serra da Estrela são: Seia, Manteigas, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã.

Elevação máxima

A Serra atinge a sua cota de máxima altitude - 1993 m - junto da Torre, freguesia de Alvoco da Serra, Concelho de Seia, Distrito da Guarda. A altitude ortométrica correta da serra da Estrela, neste ponto e arrendondada ao metro, encontra-se com esse valor conforme rectificações introduzidas por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército, já surgidas em folha à escala 1:25 000 que editou em 1993 (folha n.º 223). Assim, a altitude correntemente aceite de 1991 m, ainda muito divulgada, deve ser abandonada. Para completar os 2000 m foi construída uma torre de 7 m.

Por vezes existe alguma confusão quanto ao concelho em que este local se situa, pelo facto de a cerca de 100 m daquele ponto confrontarem os municípios de Seia, Manteigas (do Distrito da Guarda) e Covilhã (Distrito de Castelo Branco). Convém no entanto esclarecer que essa localização não é a da Torre.

Outras informações genéricas

Julga-se que corresponda à elevação a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios (Herminius Mons) ou "Montes de Hermes" (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio). Esta região terá sido o berço do guerreiro lusitano Viriato - sendo as duas principais candidatas a esse título Loriga e Folgosinho.

Cachorro de Cão da Serra da Estrela com 6 meses de idade.

Nas zonas mais altas da serra situa-se a Estância de Esqui Vodafone, a única estância de esqui de Portugal, desenvolvendo-se a mesma nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são habitualmente registadas no cume da serra da Estrela, com mínimas que ocasionalmente podem atingir a marca de -20°C no Inverno.

O queijo da Serra da Estrela, considerado o imperador dos queijos de Portugueses, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela que se enquadra no tipo molosso tal como o seu parente São Bernardo. Ambos se encontram ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. Trata-se de um pastoreio de características ancestrais e milenares, onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns.

A desertificação humana da Serra tem levado ao abandono das práticas tradicionais, diminuindo consequentemente a genuinidade do produto queijo da Serra da Estrela, na sua versão de produção e venda massificadas que hoje encontramos nas grandes superfícies comerciais. É no entanto possível, ainda hoje, adquirir localmente um queijo de produção menos intensiva que mantém as características originais. A não distinção entre os produtos genuinos e os produzidos de forma massificada, levarão eventualmente ao exôdo das populações rurais desta zona incapazes de competir com a agro-industria moderna. O drama do despovoamento humano encontra-se fielmente retratado no filme Ainda há Pastores (2006) de Jorge Pelicano.

Turismo

Em relação ao turismo, a atração principal desta serra é a ocorrência abundante de neve durante o inverno. De entre os pontos mais visitados da Serra podemos destacar os seguintes locais:

Para além destas localizações mais conhecidas é conveniente acrescentar que a serra se estende desde o sul de Seia até à zona sul de Celorico da Beira, num eixo orientado de SO-NE. Abrangendo por isso um território vastíssimo - sendo mesmo a maior área protegida de Portugal - abarcando um património natural e humanizado de extraordinária riqueza. Embora o turismo se centre essencialmente nos municípios de Seia, Manteigas e Gouveia, a realidade é que esse território constitui apenas uma pequena porção do Parque Natural da Serra da Estrela. As entidades locais enveredaram diversos esforços para diversificar os destinos turísticos para lá da zona da Torre e da época de neve, sem no entanto obterem grande sucesso.

Os habitantes e conhecedores consideram mesmo que a Serra tem também uma beleza digna de nota nas demais épocas do ano - com especial destaque para o Outono - e para além do planalto da Torre, onde a paisagem desolada dos cervunais (comunidades herbáceas) pouco pode oferecer. O verdadeiro conhecedor da Serra sabe que existem mais atractivos nas demais encostas e picos da serra e nas suas povoações típicas. Para usufruir das mesmas o turista deve despender de um pouco mais de tempo e de planificação prévia e possuir espírito de aventura.

Altimetria das sedes de concelho da Serra (ordenadas por altitude média)

Ranking Cidade altitude mínima altitude máxima altitude média Distrito
Guarda 860 m 1056 m 960 m Guarda
Manteigas 680 m 900 m 790 m Guarda
Gouveia 650 m 750 m 700 m Guarda
Covilhã 400 m 814 m 600 m C. Branco
Seia 400 m 650 m 525 m Guarda
Celorico da Beira 450 m 500 m 475 m Guarda

Ligações externas

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Serra da Estrela