Saltar para o conteúdo

IBOPE: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Methuselah (discussão | contribs)
Linha 16: Linha 16:


O IBOPE mede a audiência de até quatro televisores de cada domicílio. Participam da amostra pessoas de ambos os sexos, com mais de quatro anos de idade, que residem em áreas urbanas e fazem parte das classes A, B, C, D ou E, de acordo com o [[Critério De Classificação Econômica Brasil]].
O IBOPE mede a audiência de até quatro televisores de cada domicílio. Participam da amostra pessoas de ambos os sexos, com mais de quatro anos de idade, que residem em áreas urbanas e fazem parte das classes A, B, C, D ou E, de acordo com o [[Critério De Classificação Econômica Brasil]].

No Brasil, é comum a expressão "X pontos no Ibope", relacionados ao sucesso ou fracasso de programas de televisão. Cada ponto de ibope eqüivale a 52,3 mil domicílios.





Revisão das 17h06min de 18 de julho de 2006

IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) é um instituto brasileiro que realiza pesquisas em vários ramos no Brasil e em mais 11 países da América Latina.

Sendo um dos maiores institutos da área, o IBOPE é utilizado por várias empresas que necessitam de seus serviços, que mede a audiência de seus programas com dados estatísticos gerados pelo IBOPE.

Histórico

O IBOPE foi criado em 1942 pelo radialista Auricélio Penteado, proprietário da Rádio Kosmos de São Paulo. Naquele ano, ele decidiu aplicar no Brasil técnicas de pesquisa aprendidas nos Estados Unidos com George Gallup, fundador do American Institute of Public Opinion, para saber como andava a audiência de sua emissora.

Ao medir a audiência das rádios de São Paulo, Auricélio constatou que a Rádio Kosmos não estava entre as mais ouvidas. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente às pesquisas.

Medição

Em cada cidade onde é realizada a medição de audiênciade TV , o IBOPE sorteia um conjunto de domicílios que representa a população. Com a autorização dos moradores, é instalado em cada televisor da casa um aparelho (peoplemeter) que identifica e registra automaticamente qual canal está sendo assistido.

Por freqüências de rádio (na Grande São Paulo) ou por telefone (outras cidades), o aparelho envia as informações sobre todas as mudanças de canais realizadas pelo telespectador para uma central de coleta do IBOPE que as processa, analisa e distribui para os clientes.

Os dados de audiência da Grande São Paulo são transmitidos pela Internet para os clientes no minuto posterior (real time), enquanto as da Gde Rio de Janeiro, Gde Porto Alegre, Gde Florianópolis,Gde Belo Horizonte , DF, Gde Salvador, Gde Recife e Gde Fortaleza são enviados na manhã do dia seguinte.

O IBOPE mede a audiência de até quatro televisores de cada domicílio. Participam da amostra pessoas de ambos os sexos, com mais de quatro anos de idade, que residem em áreas urbanas e fazem parte das classes A, B, C, D ou E, de acordo com o Critério De Classificação Econômica Brasil.


Além de pesquisas de audiência televisiva, o IBOPE realiza pesquisas sobre:

  • Política
  • Demográfica (Quais os hábitos de cada região)
  • Mídia (Revistas, Rádio, Televisão paga ou aberta, Jornais)
  • Mercado