Saltar para o conteúdo

Portal:Timóteo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
HVL (discussão | contribs)
m
HVL (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
{{portal destacado}}
<div style="text-align:right; font-size:95% ; padding-bottom:1px;"><small>{{purge|(Atualizar Conteúdos)}}</small></div>
<div style="text-align:right; font-size:95% ; padding-bottom:1px;"><small>{{purge|(Atualizar Conteúdos)}}</small></div>
<div style="position: fixed; left:-20px; bottom:300px; display:block; height:260px; width:170px;">[[Ficheiro:Coat of arms of Timóteo MG.png|145px|thumb|[[Timóteo (Minas Gerais)|Timóteo]]: 61 anos nesta quinta-feira [[29 de abril]] de [[2010]].]]</div>
<div style="position: fixed; left:-20px; bottom:300px; display:block; height:260px; width:170px;">[[Ficheiro:Coat of arms of Timóteo MG.png|145px|thumb|[[Timóteo (Minas Gerais)|Timóteo]]: 61 anos nesta quinta-feira [[29 de abril]] de [[2010]].]]</div>

Revisão das 20h31min de 29 de abril de 2010

Timóteo: 61 anos nesta quinta-feira 29 de abril de 2010.
 ver · editar  Portal do município de Timóteo
Portal de Timóteo
Portal de
Timóteo,
"A Capital do Inox".
Hoje é sábado, 28 de dezembro de 2024.
Este portal está on-line desde 30 de novembro de 2009, há 5507 dias.
 ver · editar Timóteo
Bandeira de Timóteo
Bandeira de Timóteo

Timóteo é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a cerca de 200 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 144 km², sendo aproximadamente 35 km² em área urbana.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, quando Francisco de Paula e Silva adquiriu três sesmarias na localidade e se instalou em uma delas, no atual bairro Alegre. Na década de 1940 o então distrito de Timóteo foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Acesita, atual Aperam South America. A pedido da empresa foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original. O desenvolvimento em função da instalação da usina incentivou a emancipação em 1964, desmembrando-se de Coronel Fabriciano.

O município tem cerca de 35% de sua área protegida pelo Parque Estadual do Rio Doce, que constitui a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais. Tradições como o artesanato, as escolas de samba carnavalescas e o congado se destacam na cidade, da mesma forma que atrativos como o Pico do Ana Moura, a Igreja São José Operário e as praças 29 de Abril e 1º de Maio, que estão entre as principais áreas de lazer e de promoção de eventos da região. A Aperam South America, sob intermédio da Fundação Aperam-Acesita, mantém um centro cultural que conta com teatro, museu e áreas destinadas a exposições, cursos e aulas de teatro.

Saiba mais...


 ver · editar Artigos em destaque
 ver · editar História

A exploração da região conhecida inicialmente como Sertões do Rio Doce teve início no final do século XVI, em expedições à procura de metais preciosos, no entanto o desbravamento dessas terras foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído nas redondezas de Diamantina. O povoamento foi liberado em 1755, porém a existência de indígenas no Vale do Rio Doce era vista como um obstáculo para a exploração.

Primeira locomotiva da Acesita, exposta na Fundação Aperam-Acesita.
Primeira locomotiva da Acesita, exposta na Fundação Aperam-Acesita.

Os nativos já se encontravam praticamente extintos do Vale do Rio Doce, conforme consta em documentos de 1832, o que serviu como um incentivo à estadia de forasteiros e à colonização. Data de 11 de setembro de 1831 a chegada de Francisco de Paula e Silva (vulgo Chico Santa Maria), que se estabeleceu juntamente com sua família e numerosos escravos nas proximidades do atual bairro Alegre. Por volta de 1840, já estava consolidado um povoado, mais tarde rebatizado de São Sebastião do Alegre e, posteriormente, Timóteo.

A locação da EFVM pelo leste mineiro vinha estimulando o desenvolvimento populacional nas áreas próximas da ferrovia em construção, assim como viria a ocorrer na região do Vale do Aço entre as décadas de 1910 e 20. A disponibilidade de ferrovia, cursos hídricos e matas para a extração de madeira foram fatores decisivos para a escolha de Timóteo como o melhor local para a implantação da Acesita (atual Aperam South America) em 1944. A pedido da empresa foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original, porém seu desenvolvimento incentivou a emancipação em 1964. O progresso local abriu caminho para crescimento populacional no decorrer da segunda metade do século XX.

Saiba mais sobre a história de Timóteo


 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia que...
  • ...o município é o 68º colocado no ranking de ocorrências de descargas elétricas no estado de Minas Gerais, segundo o INPE?
  • ...o prédio da Fundação Aperam-Acesita funcionou inicialmente após a sua inauguração, na década de 1970, como casa de hóspedes da então Acesita?


 ver · editar Imagens em destaque
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Timóteo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Timóteo no...
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página