Saltar para o conteúdo

Grep: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leonardo.stabile (discussão | contribs)
+pdf
Nerun (discussão | contribs)
 
(Há 38 revisões intermédias de 30 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{minúscula}}'''grep''' é um programa para linha-de-comando de sistemas [[Unix]]/[[Linux]] que faz buscas no conteúdo dos arquivos (ou input) procurando linhas que encontrem a [[expressão regular]] mencionada. Todas as linhas encontradas são mostradas na saída padrão (geralmente o monitor).<ref>[http://www.opengroup.org/onlinepubs/009695399/utilities/grep.html grep] – Commands & Utilities Reference, [[Single UNIX Specification|The Single UNIX Specification]], Issue 7 from [[The Open Group]]</ref>
'''{{TítuloErrado|título=grep}}
'''grep''' é um aplicativo para linha de comando de sistemas [[Unix]]/[[Linux]] que faz buscas no conteúdo dos arquivos.
O nome da aplicação provém de três comandos ('''''g'''lobal'' / '''''r'''egular '''e'''xpression'' / '''''p'''rint'') disponíveis em antigos editores de texto como o [[ed (software)|ed]].


Este programa encontra-se também disponível para utilização em ambiente [[Microsoft Windows|Windows]] através da biblioteca de ferramentas [[Cygwin]], do projecto gnuwind32 entre outras variantes comerciais.
Aceit'''a [[expressões regulares]]. Ao usar expressões regulares no grep use escapes "\" para caracteres como "*" para que o [[interpretador de comandos | bash]] não o entenda como um curinga para nomes de arquivos.


== Exemplo ==
De acordo com o argumento dado procura algo numa string.
O seguinte exemplo demonstra a utilização do grep em conjunto com outro comando. O primeiro comando lista todos os processos exibindo o resultado na saída padrão (stdout, ou ''standard output''). Em seguida, por meio do "pipe" ("|"), o resultado (a lista de processos) alimenta o grep, que apenas listará os processos com o nome mencionado.


<pre>ps aux | grep <nome></pre>
Sintaxe grep [-parâmetros] expressão arquivo


Este exemplo apresenta a utilização da opção -F do programa. Esta opção permite a pesquisa num conjunto de ficheiros pela ocorrência de qualquer um dos padrões submetidos.
Parametros
<pre>grep -F 'if
then
else
fi' file1 file2</pre>


Assim seriam apresentadas todas as linhas, dos ficheiros file1 e file2, onde fosse encontrada qualquer uma das quatro palavras mencionadas acima.
* -v = mostra as linhas em que a string não aparece
* -i = ignora a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas ( Case Insensitive )
* -c = mostra o número de vezes que foi encontrada a expressão
* -n mostra o número da linha em que foi encontrada a expressão


{{Referências}}
Exemplos


== Ver também ==
->grep -i palavra index.txt


=={{Ver também}}==
* [[egrep]]
* [[egrep]]


{{Comandos Unix}}
{{Comandos Unix}}

{{esboço-sw}}


[[Categoria:Programas Unix]]
[[Categoria:Programas Unix]]
[[Categoria:Software do Projeto GNU]]

[[Categoria:Programas padrões do Unix]]
[[cs:Grep]]
[[da:Grep]]
[[de:Grep]]
[[en:Grep]]
[[es:Grep]]
[[fi:Grep]]
[[fr:Grep]]
[[it:Grep]]
[[ja:Grep]]
[[nl:Grep]]
[[no:Grep]]
[[pl:Grep]]
[[ru:Grep]]

Edição atual tal como às 12h38min de 9 de novembro de 2023

grep é um programa para linha-de-comando de sistemas Unix/Linux que faz buscas no conteúdo dos arquivos (ou input) procurando linhas que encontrem a expressão regular mencionada. Todas as linhas encontradas são mostradas na saída padrão (geralmente o monitor).[1]

O nome da aplicação provém de três comandos (global / regular expression / print) disponíveis em antigos editores de texto como o ed.

Este programa encontra-se também disponível para utilização em ambiente Windows através da biblioteca de ferramentas Cygwin, do projecto gnuwind32 entre outras variantes comerciais.

O seguinte exemplo demonstra a utilização do grep em conjunto com outro comando. O primeiro comando lista todos os processos exibindo o resultado na saída padrão (stdout, ou standard output). Em seguida, por meio do "pipe" ("|"), o resultado (a lista de processos) alimenta o grep, que apenas listará os processos com o nome mencionado.

ps aux | grep <nome>

Este exemplo apresenta a utilização da opção -F do programa. Esta opção permite a pesquisa num conjunto de ficheiros pela ocorrência de qualquer um dos padrões submetidos.

grep -F 'if 
then 
else 
fi' file1 file2

Assim seriam apresentadas todas as linhas, dos ficheiros file1 e file2, onde fosse encontrada qualquer uma das quatro palavras mencionadas acima.

Referências

  1. grep – Commands & Utilities Reference, The Single UNIX Specification, Issue 7 from The Open Group