Tufo vulcânico
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
Tufo é designação comum dada a um vasto conjunto de rochas caracterizadas pela sua baixa densidade, reduzida consistência intergranular que se traduz na presença de grãos (ou partículas de qualquer natureza) facilmente desagregáveis.
Tipos de tufo
editarOs tufos podem ser de dois tipos: tufo calcário e tufo vulcânico.
Tufo calcário
editarO tufo calcário é uma rocha esbranquiçada originada a partir de sedimentos em água doce ou água subterrânea percolante, cujo depósito de carbonato de cálcio incorpora plantas e conchas ao longo do tempo. O travertino é um tipo mais compacto do tufo calcário.
Tufo vulcânico
editarOs tufos vulcanicos são rochas piroclásticas originadas da consolidação de detritos vulcânicos. Seus componentes possuem diâmetro inferior a 4 mm. A maioria possui de 0,062 a 2 mm. Quanto à composição dos fragmentos, podem ser de três tipos:
- Tufo vulcânico cristalino — O tufo vulcânico cristalino possui em sua composição mais de 75% de cristais vulcânicos e fragmentos de cristais ejetados.
- Tufo vulcânico lítico — No tufo vulcânico lítico predominam fragmentos de rochas cristalinas geradas do resfriamento rápido dos materiais vulcânicos.
- Tufo vulcânico vítreo — Mais de 75% da composição do tufo vulcânico vítreo é constituída por cinza vulcânica endurecida.
Bibliografia
editar- Guerra, A.T.: Dicionário geológico-morfológico. Fundação IBGE. Rio de Janeiro, Brasil, 1969.
- Suguio, K: Dicionário de Geologia Sedimentar e áreas afins. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, Brasil, 1998, ISBN 85-286-0673-2.