A exemplo de outras ex-repúblicas da URSS, o Turcomenistão é uma seleção jovem no cenário mundial. A federação de futebol foi fundada em 1992 e, no mesmo ano, a seleção estreou com uma derrota para o Cazaquistão (na época, filiado à AFC) por 1 a 0. Já no ano seguinte, a equipe foi vice-campeã da ECO Cup, torneio disputado entre seleções que fazem parte de um bloco econômico denominado Organização de Cooperação Econômica (em inglês, ECO), onde também fazem parte o Irã, a Turquia e diversos países da Ásia Central cuja maioria da população é muçulmana. Após esse feito, a equipe sempre foi eliminada nas primeiras fases, tanto nas Eliminatórias para a Copa do Mundo quanto nas Eliminatórias para a Copa da Ásia.
Em 2004, a história foi bastante diferente: a seleção alviverde classificou-se para a Copa da Ásia disputada na China e caiu no mesmo grupo que a Arábia Saudita, o Iraque e o Uzbequistão. Com um ponto em três jogos, os turcomenos deram adeus ao torneio na primeira fase. Mesmo assim, o ponto conquistado (empate em 2 a 2 contra a Arábia Saudita) foi motivo de celebração, por duas razões: gerou uma grande motivação nos atletas do país por terem empatado contra uma seleção que havia ido à Copa de 2002 e deixou o país em terceiro lugar no grupo na frente dos próprios sauditas, que perdeu seus dois jogos, mas marcou um gol a menos que o Turcomenistão, terminando assim em último lugar no grupo.
Mesmo mostrando uma evolução, o Turcomenistão não possui jogadores bastante conhecidos em âmbito mundial. Apenas um, o meia Valeriy Broshin (falecido em 2009), teve a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo, a de 1990, representando a União Soviética; o também meio-campista Rolan Gusev é o mais famoso jogador nascido no país, mas optou em jogar pela Rússia, onde atuou em 31 jogos entre 2000 e 2005 - fez parte do elenco que disputou a Eurocopa de 2004.
Outros jogadores de destaque dos Cavalos são o meia-atacante Wýaçeslaw Krendelew (com passagem pelo Amkar Perm), o atacante Wladimir Baýramow (que já jogou no Rubin Kazan e maior artilheiro da seleção), o também atacante Rejepmyrat Agabaýew (jogou entre 1994 e 2003 pela Seleção), o zagueiro Goçguly Goçgulyýew (fez boa parte de sua carreira em clubes do Uzbequistão e do Cazaquistão), o meio-campista Dmitriy Nezhelev (jogou pela Seleção entre 1998 e 2001), Artur Gevorkyan, também atacante (também com longa passagem pelo futebol uzbeque), Mämmedaly Garadanow, também jogador de ataque (teve curta passagem pelo FK Karvan do Azerbaijão), além do goleiro Pavel Kharchik (também com passagens pelo futebol russo), o meia Begençmuhammet Kulyýew (chegou a jogar no Irã), Guwançmuhammet Öwekow (com passagem pelo futebol da Ucrânia) e Ruslan Mingazov (revelação do futebol turcomeno).
↑Viktor Pozhechevskyi treinou o Turcomenistão nos Jogos Asiáticos de 1998, levando para a competição jogadores ucranianos, incluindo aqueles que já defenderam a seleção local.