Raising the Flag on Iwo Jima
Raising the Flag on Iwo Jima é uma fotografia histórica tirada em 23 de fevereiro de 1945 por Joe Rosenthal. Ela mostra cinco fuzileiros navais americanos e um paramédico da Marinha dos Estados Unidos fincando a bandeira dos Estados Unidos no topo do Monte Suribachi no Japão, indicando a sua conquista durante a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial.
A fotografia é muito popular, vindo a ser reproduzida em milhares de publicações. Foi a primeira fotografia a ganhar o Prémio Pulitzer no mesmo ano de sua publicação e veio a ser lembrada nos Estados Unidos como uma das mais significantes e reconhecidas imagens de guerra, e possivelmente a fotografia mais reproduzida de todos os tempos.[1]
Dos seis homens que aparecem na fotografia, três morreram durante a batalha (Franklin Sousley, Harlon Block e Michael Strank) e três sobreviveram a ela (John Bradley, Rene Gagnon e Ira Hayes). Os que sobreviveram acabaram virando celebridades depois que foram identificados na foto. A imagem foi usada depois por Felix de Weldn para esculpir o USMC War Memorial, no Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia.
Ver também
editarReferências
- ↑ Landsberg, Mitchell. «Fifty Years Later, Iwo Jima Photographer Fights His Own Battle». Associated Press
Ligações externas
editar- «Missa no Monte Suribachi»
- «Imagem em 3D da fotografia» (em inglês)
- «História da fincada da bandeira Iwo Jima» (em inglês)
- Chlosta, SSgt Matthew, U.S. Army (6 de julho de 2007). «JPAC investigation team returns from Iwo Jima (re: William Genaust)». Joint POW/MIA Accounting Command (JPAC). Arquivado do original em 5 de novembro de 2011 (em inglês)
- «Capitão Dave Severance fala sobre a batalha de Iwo Jima e a fincada da bandeira» (em inglês)