Portal:Cultura da Internet
A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação. Alguns recursos da cultura da Internet incluem comunidades online, jogos, mídias sociais e muito mais, bem como tópicos relacionados à identidade e privacidade. Devido ao uso e adoção em grande escala da Internet, os impactos da cultura da Internet na sociedade e nas culturas não digitais foram generalizados. Além disso, devido à natureza abrangente da Internet e da cultura da Internet, diferentes facetas da cultura da Internet são frequentemente estudadas individualmente, em vez de holisticamente, como mídia social, jogos, comunidades específicas e muito mais. (leia mais...)
A cultura do cancelamento é uma forma moderna de ostracismo em que uma pessoa ou um grupo é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis — seja online, no mundo real ou em ambos. É uma espécie de boicote em que um indivíduo, geralmente uma celebridade, que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo nas redes sociais, é "cancelado". Eles são ostracizados e afastados por ex-amigos, seguidores, apoiadores e adversários, levando a um grave prejuízo na carreira do indivíduo cancelado. Em caso de celebridades, sua base de fãs pode diminuir significativamente. A expressão "cultura de cancelamento" tem sobretudo conotações negativas e é normalmente usada em debates sobre liberdade de expressão e censura.
É um tema polêmico sem definição clara, utilizado comumente em discursos inflamatórios, com alta carga ideológica, muitas vezes com o objetivo de atacar outro grupo social ou político. Por isso, segundo algumas vozes, pode ser considerada como um "golpe" ("scam") político: atacar uma suposta cultura do cancelamento é a reação desesperada de grupos reacionários que se veem prejudicados devido a reação a seus comportamentos considerados, por críticos, como sendo inadequados para a sociedade moderna. (leia mais...)
"We Are Number One" é uma música da série infantil de televisão islandesa LazyTown, composta por Máni Svavarsson. A música foi apresentada no décimo segundo episódio da quarta temporada do programa, intitulada "Robbie's Dream Team", que é o 103.º episódio geral.
Após seu lançamento, a música ganhou uma popularidade online significativa e tornou-se comum entre memes da Internet e remixes cômicos, especialmente em apoio ao vocalista Stefán Karl Stefánsson (Robbie Rotten), que foi diagnosticado com câncer e morreu em agosto de 2018. Na época, uma campanha foi criada por Mark Valenti, escritor principal da LazyTown, na plataforma de crowdfunding GoFundMe para pagar pelos custos de vida de Stefán Karl enquanto ele estava muito doente para trabalhar, e os criadores dessas paródias usaram seus vídeos para aumentar a conscientização sobre a campanha. O videoclipe oficial tem mais de 93 milhões de visualizações no YouTube em novembro de 2020 e é o vídeo mais visto no canal de LazyTown no YouTube. (leia mais...)
- ...o desaparecimento de Bruno Borges inspirou jogos para celular?
- ...o fato do restaurante Pé de Fava desligar seu freezer a noite gerou diversos memes da Internet?
- ...o jogo eletrônico Meme Run foi retirado de lojas online por violação de direitos autorais do meme Trollface?
- ...a morte de Jeffrey Epstein transformou-se num meme da Internet?
Felipe Neto Rodrigues Vieira (Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1988) mais conhecido por Felipe Neto, é um youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo luso-brasileiro. É conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 41 milhões de inscritos e mais de doze bilhões de visualizações acumuladas. Seu sucesso inicial se deu mostrando, nos seus vídeos, sua opinião sobre celebridades, atividades do cotidiano e filmes, geralmente com tom fortemente crítico e/ou cômico, sendo o primeiro a conquistar 1 milhão de inscritos no Brasil.
Em 2019, tornou-se o segundo youtuber mais assistido do mundo. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Em 2020, foi incluído na tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, organizada pela revista norte-americana Time. (leia mais...)
4chan é um website de imageboard em inglês. Lançado em 1 de outubro de 2003, o site foi criado baseando-se em imageboards japoneses, especificamente o 2chan. Os primeiros sub-fóruns do 4chan eram originalmente usados para a postagem de imagens e discussões sobre mangás e animes. O site rapidamente se tornou popular e foi expandido, e agora possui sub-fóruns dedicados a uma grande variedade de tópicos de assuntos, desde anime e mangá até jogos eletrônicos, música, literatura, política e esportes.
O site foi vinculado a subculturas e ativismo da Internet, mais notavelmente o Anonymous, a direita alternativa e o Projeto Chanology. Os usuários do 4chan também foram responsáveis pela formação e popularização dos memes da Internet. (leia mais...)
Imagens e mídia Cultura da Internet no Wikcionário
Definições Cultura da Internet no Wikilivros
Livros didáticos e manuais Cultura da Internet no Wikinotícias
Notícias Cultura da Internet no Wikiquote
Citações Cultura da Internet no Wikisource
Biblioteca Cultura da Internet na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
- O que são Portais?
- Lista de portais
- Portais destacados