Filha da Lei é uma série de televisão portuguesa de género policial exibida em 2017 pela RTP1 e produzida pela Stopline Films.[1][2]

Filha da Lei
Filha da Lei
Informação geral
Formato série
Género Ação
Crime
Drama
Mistério
Duração 42 minutos
Criador(es) Pedro Varela
Elenco Anabela Moreira
Ivo Canelas
Vítor Norte
Joaquim Nicolau
Bruna Quintas
Pedro Górgia
(ver mais)
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 20 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Sérgio Graciano
Produtor(es) Leonel Vieira
Produtor(es) executivo(s) Nuno Noivo
Guionista(s) João Matos
Raquel Palermo
Composto por Xavier Capellas
Empresa(s) produtora(s) Stopline Films
Exibição
Emissora original RTP1
Formato de exibição 2:1 1080i (HDTV)
Transmissão original 24 de janeiro de 201713 de junho de 2017
Cronologia
Sim, Chef!
Vidago Palace

Sinopse

editar

A série gira em torno de Isabel Garcia, Inspetora-Chefe da PJ, que é confrontada com o maior desafio da sua carreira ao ser designada para comandar a investigação daquele que será o mais importante caso policial em Portugal nos últimos 20 anos: os violentos assassinatos em série que assolam a cidade de Lisboa. Samuel Lopes, Inspetor estagiário formado em Psicologia Criminal, junta-se à Brigada de Garcia onde terá que conquistar o seu lugar e o respeito dos inspetores mais experientes. O convívio com o inspetor estagiário ajuda Garcia a entender melhor a sua filha Sara, uma adolescente de 16 anos fruto de um casamento falhado com o implacável jornalista Jaime.[3]

Elenco

editar
Ator/Atriz Personagem
Anabela Moreira Isabel Garcia
Ivo Canelas Jaime
Tomás Alves Samuel Lopes
Alba Baptista Sara
João Baptista Santos
Elmano Sancho Francisco
Vítor Norte Baptista
Alfredo Brito Inácio
Joana Brandão Carmo
Bruna Quintas Joana
Bárbara Lourenço Olívia
Carla Chambel Clara Gonçalves
Filipe Crawford Augusto
Rodrigo Saraiva Pimentel
André Gago Franklin
André Leitão Bruno
Miguel Raposo Henrique

Elenco adicional

editar

Episódios

editar
# Título Exibição em Portugal Audiência
Espectadores Share Rating
1 "A Morte É Só Um Princípio" 24 de janeiro de 2017 256 500 5,9% 2,7%
A Inspetora-Chefe Isabel Garcia (Anabela Moreira) é designada para comandar a investigação do assassinato de uma jovem encontrada junto ao rio. Neste novo caso, a 5ª Brigada vai contar com a ajuda de um novo elemento, o Inspetor estagiário Samuel Lopes (Tomás Alves). 
2 "O Príncipio" 31 de janeiro de 2017 190 000 4,6% 2%
Isabel e Lopes investigam uma segunda vítima, assassinada nas mesmas circunstâncias. Jaime quer que o jornal se dedique a este caso, mantendo a sua linha sensacionalista. Novas pistas adensam o mistério sobre estes crimes. 
3 "Habeas Corpus" 7 de fevereiro de 2017 275 500 6,1% 2,9%
A inspetora Isabel Garcia está convencida da culpabilidade do principal suspeito dos assassinatos das duas jovens. Entretanto Jaime persegue a sua vontade de fazer deste caso um furo jornalístico, independentemente das consequências para a investigação liderada pela sua ex-mulher. 
4 "Um Passo Atrás" 14 de fevereiro de 2017 171 000 5,3% 1,8%
A insistência de Jaime em divulgar informações sobre a investigação começa a levantar dúvidas na opinião pública quanto à eficácia da Polícia Judiciária. Isabel continua focada em provar a culpabilidade do seu suspeito, o que não lhe permite aperceber-se da fase complicada que Sara atravessa. 
5 "Um Mundo Encantador" 21 de fevereiro de 2017 142 500 4,1% 1,5%
Enquanto a investigação ao caso do "Estrangulador do Lenço" parece ter chegado a um impasse, a 5ª Brigada consegue desvendar o caso de Sérgio e Simone. No entanto, Isabel recusa-se a render-se às evidências de que o seu suspeito está inocente e continua a sua investigação contra tudo e contra todos. 
6 "Invisível" 28 de fevereiro de 2017 142 500 3,1% 1,5%
Mais uma jovem aparece morta e a existência de um serial killer em Lisboa parece confirmar-se. Após uma surpreendente confissão o caso parece ter chegado ao fim. Entretanto, através dos seus amigos Joana e Bruno, Sara deixa-se cair nas malhas de Moisés. 
7 "Inimputável" 7 de março de 2017 114 000 3,5% 1,2%
Para espanto de todos menos da Investigadora Isabel Garcia, o caso do serial killer dá uma reviravolta surpreendente em Tribunal e a investigação parece ter voltado à estaca zero. Por sua vez, e para desespero de Isabel, Sara acaba por sofrer as consequências por ter arriscado por caminhos perigosos. Jaime continua desconfiado de que Franklin prepara algo nas suas costas e tenta obter informações através de Olívia. 
8 "O Principal Suspeito" 14 de março de 2017 123 500 4,1% 1,3%
Depois do volte-face no julgamento do presumível autor dos crimes, Portugal acorda com o principal suspeito na primeira página do jornal de Jaime. Esta notícia sensacionalista deixa muita gente descontente e Isabel é a primeira a sofrer as consequências. Francisco Morais tenta encontrar refúgio para fugir à perseguição mediática, sendo forçado a desenterrar questões do seu passado. 
9 "Psycho" 21 de março de 2017 152 000 3,8% 1,6%
Isabel, apesar do seu afastamento, não resiste a seguir o instinto para descobrir mais pistas que possam incriminar Francisco Morais. Na 5ª Brigada, Lopes revela-se determinante na resolução do caso do atropelamento. No Diário Nacional começam a surgir vários indícios de mudança, deixando Jaime cada vez mais inseguro e isolado. Santos faz uma visita inesperada a Sara, mas contrariamente ao que pensavam não estavam sós. 
10 "Amor" 28 de março de 2017 180 500 3,9% 1,9%
Após a saída inesperada de Olívia do Diário Nacional e a publicação da polémica manchete, Jaime parece começar a perder o controle da situação. Isabel, afastada da Judiciária, decide continuar a investigação e conta com o apoio de Lopes. Inácio quer retomar as rédeas da investigação e usa a sua influência para alterar as peças do jogo e apostar num substituto improvável para chefiar a 5ª Brigada. 
11 "II Acto" 4 de abril de 2017 180 500 4% 1,9%
O Estrangulador do Lenço volta a atacar. A investigação retoma em força, desta vez com a ajuda de Clara, o novo membro da 5ª Brigada. Isabel, ainda afastada, tenta acompanhar todos os desenvolvimentos com a ajuda de Lopes. Jaime, revoltado com o seu despedimento, refugia-se em casa e na bebida, contando apenas com o apoio de Carmo. 
12 "Justiça" 11 de abril de 2017 123 500 4,2% 1,3%
Santos não aguenta a pressão e é afastado da chefia da Brigada. Inácio vê-se obrigado a pedir a Isabel que regresse e que se dedique exclusivamente à captura do assassino em série. Santos, desorientado, tenta encontrar consolo em Sara. Lopes começa a juntar as peças do puzzle e pensa ter finalmente desvendado o mistério que se esconde por trás do caso do Estrangulador do Lenço. 
13 "Caminho de Fogo" 18 de abril de 2017 142 500 5,4% 1,5%
Enquanto o resto da Brigada prossegue com a investigação do caso do incêndio, Isabel e Lopes concentram-se exclusivamente em resolver o caso do Estrangulador do Lenço. Seguindo a teoria de Lopes, os investigadores pensam ter encontrado uma ligação de Francisco Morais aos crimes. Sara faz uma descoberta inesperada que lhe poderá mudar a vida radicalmente. Sob a alçada de Franklin e chefia de Olívia, Jaime estreia com orgulho o seu novo programa sensacionalista: o Justiceiro do Povo. 
14 "Pontaria" 25 de abril de 2017 161 500 4,6% 1,7%
Moisés e Bruno vêem-se envolvidos na morte de dois jovens do bairro rival. Sara, desesperada com a sua gravidez, toma decisões precipitadas que poderão ter graves consequências. Isabel e Lopes conseguem acesso aos macabros snuff movies e fazem uma descoberta importante para a investigação. Jaime difunde a fotografia de Francisco Morais no seu novo programa televisivo, acusando-o de ser o Estrangulador do Lenço e incitando levianamente à justiça popular. 
15 "Irreversível" 2 de maio de 2017 95 000 3,2% 1%
As informações divulgadas pelo Justiceiro do Povo sobre a identidade do Estrangulador deixam Francisco Morais furioso...e imprevisível. Moisés incrimina Bruno pelas mortes dos dois jovens e este começa a sentir o cerco a apertar à sua volta. Sara recupera em casa do pai e Isabel sente-se cada vez mais impotente em relação à filha. 
16 "Um Murro na Mesa" 16 de maio de 2017 190 000 4,3% 2%
Uma mega-operação é lançada no Bairro dos Girassóis e tudo indica que Bruno é o principal alvo. A rusga acaba por correr da pior forma e Inácio faz tudo para tentar abafar o caso, contando para isso com a ajuda do seu novo aliado, Santos. Isabel sente-se manipulada por Francisco, que parece estar a utilizá-la como um peão de um jogo extremamente perigoso... 
17 "Pupila" 23 de maio de 2017 190 000 5,3% 2%
Um rapaz é brutalmente assassinado na escola de Sara e a Quinta Brigada de Homicídios é chamada para investigar o caso. Isabel sente Francisco Morais cada vez mais próximo e começa a temer seriamente pela segurança de Sara. Em conjunto com Jaime, Carmo decide investigar a morte suspeita de Bruno. Sara pensa ter encontrado uma nova motivação para a sua vida e decide ir a um casting. 
18 "Pena de Morte" 30 de maio de 2017 190 000 4,1% 2%
Sara desapareceu e Isabel está convencida que foi raptada por Francisco Morais. Com a ajuda de Lopes, inicia uma busca desesperada pela filha. Jaime usa o programa para tentar obter informações, mas nada parece ajudar. Apesar de a quererem afastar do caso, Isabel segue incansavelmente as poucas pistas que a poderão levar até Sara, desconhecendo que Francisco ainda não executou todos os passos do seu plano. 
19 "Redenção" 6 de junho de 2017 161 500 3,5% 1,7%
Um trágico acontecimento abala o desenrolar da investigação. Sara continua desaparecida e os investigadores sentem-se de mãos atadas. Santos está cada vez mais encurralado. Jaime, desesperado, alia-se a Lopes para tentar encontrar mais pistas e os dois pensam ter encontrado o local onde Francisco se esconde com Sara. 
20 "Salvação" 13 de junho de 2017 152 000 3,5% 1,6%
Francisco prepara-se para a cena final e o tempo não pára de contar. Será que as buscas à quinta do irmão de Francisco trarão algumas respostas? Conseguirá a 5ª Brigada salvar Sara e vingar Isabel? 

Curiosidades

editar
  • Durante a fase de desenvolvimento e de produção da série, a mesma tinha como título "Criminal".[4]
  • A audiência média da série foi de 1,8%/4,3% (rating/share).
  • Foi a série menos vista em 2017, transmitida pela RTP1, empatando com A Criação, em rating, porém, Filha da Lei encerrou com 4,3% de share contra 4,7% de share da série A Criação.

Referências

  1. «Filha da Lei». IMDb. Consultado em 24 de janeiro de 2017 
  2. Ana Lopes (19 de janeiro de 2017). «Estreia da série Filha da Lei – 24 de janeiro às 22h15 na RTP1». RTP Extra. Consultado em 24 de janeiro de 2017 
  3. «Filha da Lei». RTP. Consultado em 24 de janeiro de 2017 
  4. David Soldado (24 de novembro de 2016). ««Criminal»: Mais cinco nomes confirmados no elenco da nova série da RTP 1». A Televisão. Consultado em 24 de janeiro de 2017