Ersatz é uma palavra alemã[1] cujo significado literal é substituto ou sucedâneo. Embora seu uso em inglês seja o de adjetivo, em alemão Ersatz só existe como substantivo ou em aglutinação com outras palavras tais como Ersatzteile (peças de substituição) ou Ersatzspieler (jogador suplente).

No Reino Unido, o termo foi popularizado como adjetivo em função das experiências de milhares de oficiais e soldados americanos, britânicos, e de outros países anglófonos, geralmente aviadores presos no Teatro Europeu da Segunda Guerra Mundial. Esses Kriegsgefangene (prisioneiros de guerra) recebiam Ersatzkaffee (substituto de café) e Ersatzbrot (substituto de pão) de seus captores alemães.

Contexto histórico

editar

O termo ersatz provavelmente recebeu atenção internacional durante a Primeira Guerra Mundial, quando o bloqueio naval do Império Alemão estrangulou o comércio marítimo dessa nação, forçando-a a desenvolver substitutos para produtos químicos e alimentos. Os produtos Ersatz desenvolvidos nessa época incluem: borracha sintética (buna, produzida a partir do petróleo), benzeno para o óleo de aquecimento, chá, e cafés substitutos.

Capitalismo "Ersatz"

editar

O termo capitalismo ersatz foi usado em dois conceitos, ambos críticos:

  • No uso de Joseph Stiglitz, um sinônimo para lemon socialism.[2]
  • Sendo referente ao trabalho de Kunio Yoshihara, o capitalismo ersatz refere-se às economias do Leste Asiático e suas economias ascendentes e seu desenvolvimento dinâmico e tecnológico intenso.[3]

Referências

  1. «Definition of ERSATZ». www.merriam-webster.com (em inglês). Consultado em 8 de maio de 2022 
  2. Stiglitz, Joseph E. (31 de março de 2009). «Obama's Ersatz Capitalism». New York Times 
  3. The Rise of Ersatz Capitalism in South-East Asia, ISBN 978 0 19588888 1, ISBN 978 0 19588885 0