Dominion Building
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Maio de 2019) |
O Dominion Building, também conhecido por Dominion Bank Building e Dominion Trust é um edificio em Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá. Localizado na West Hastings Street, nº 207, sendo o primeiro arranha-céus de Vancouver. Elevando-se a uma altura de 53 m e com 13 andares, em estilo do Segundo Império, era o mais alto edifício comercial do Império britânico na altura da sua construção, em 1910. O seu arquitecto é J.S. Helyer, que se diz ter caído da escada em frente ao Dominion Building, embora se pense que isto seja uma lenda urbana.
Os patrocinadores da estructura eram os Condes von Alvensleben da Alemanha, que estavam activos na actividade financeira de Vancouver nesses tempos.
Pertencendo à Newton Investments Limited, foi restaurado pelo especialista em restaurações Read Jones Christofferson. Os locatários actuais do edifício incluem uma companhiade filmagem (Haddock), estilistas, gravadoras, vendedores de livros antigos, o Kokoro Dance (grupo de dança butoh) e um restaurante mexicano.
O Dominion Building situa-se perto da Praça Vitória e do Harbour Centre.
Galeria
editar-
Vista da Praça Vitória; à direita, o Dominion Building
-
O Dominion Building em 1915
-
Detalhe do Dominion Building
Referências
editar- Placa da Cidade de Vancouver no edifício, visivel aqui
- Base de dados do Emporis Building