Curicica

Bairro do Rio de Janeiro

Curicica é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Faz limite com os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Camorim, Taquara e Barra Olímpica.[3]

Curicica
  Bairro do Brasil  
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Praça Delfos (Praça B) em Curicica a noite
Localização
Coordenadas
Distrito Barra e Jacarepaguá
Município Rio de Janeiro
História
Criado em 23 de julho de 1981
Características geográficas
Área total 333,96 ha (em 2003)
População total 31 189 (em 2 010)[1] hab.
 • IDH 0,828[2](em 2000)
Outras informações
Domicílios 11 397 (em 2010)
Limites Barra da Tijuca, Taquara, Camorim, Jacarepaguá e Barra Olímpica(bairros do Rio de Janeiro)
Subprefeitura Barra e Jacarepaguá

No bairro, está localizada a quadra da escola de samba GRES União do Parque Curicica, que representa Curicica no carnaval carioca.

É o bairro onde está localizado parte dos Estúdios Globo, o condomínio Cidade Jardim, e a TransOlímpica.

O bairro foi amplamente citado na novela Totalmente Demais (telenovela) da TV Globo sendo local de residência de vários personagens em 2016 e também foi citada de forma humorística como "Avenida Curicica" no programa As Aventuras do Didi de Renato Aragão.

Curicica foi vizinha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 na Barra da Tijuca e é vizinha próxima do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Seu IDH, no ano 2000, era de 0,828, o 71º melhor do município do Rio de Janeiro.[2] É, atualmente, um bairro de maioria classe média e classe baixa.

Topônimo

editar

"Curicica" é uma palavra oriunda da língua tupi, onde significa "chegada de pinheiro", através da junção dos termos curi ("pinheiro")[4] e syk ("chegar").[5]

História

editar

Corruptela de YA-CURY-YCICA, “A Árvore que Baba”, da família das palmáceas, o nome Curicica designou antiga estrada de Jacarepaguá que dava acesso a baixada fronteiriça ao Morro Dois Irmãos, pela estrada de Guaratiba (atual Estrada dos Bandeirantes).

Existe uma referência à região atual de Curicica num requerimento feito por Gonçalo Correia de Sá por volta do ano de 1622 à Francisco Fajardo, o então governador do Rio de Janeiro. Nela é possível ler o trecho: "(...) começando do dito rio onde fabrica o engenho o que houver de terra até a serra da Curicica, que são dois morros divididos em cima um do outro (...)".[6] Acredita-se que esta é uma referência ao Morro Dois Irmãos.[carece de fontes?]

A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu em 1957, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da Companhia Imobiliária Curicica Limitada, situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmette, da Curicica, Rua André Rocha e o Rio Guerenguê.

O topônimo Jacarepaguá deriva-se de três palavras do tupi-guarani: yakare (jacaré), upa (lagoa) e guá (baixa) - “a baixa lagoa dos jacarés”. Na época do descobrimento e da colonização, as lagoas da Baixada de Jacarepaguá eram repletas de jacarés, daí o nome.

O bairro se notabiliza pela instalação da cidade cenográfica da Central Globo de Produção, da Rede Globo, conhecida como Projac.

Ver também

editar

Referências

Ligações externas

editar
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
  Categoria no Commons