Columbia Pictures Industries, Inc. é uma produtora e distribuidora de filmes norte-americana e é um dos cinco maiores estúdios de cinema de Hollywood. É uma divisão da Sony Pictures Entertainment, uma subsidiária do conglomerado japonês Sony.[1] A sua sede está localizada em Culver City, na Califórnia nos Estados Unidos.

Columbia Pictures
Columbia Pictures
Razão social Columbia Pictures Industries, Inc.
Nome(s) anterior(es) CBC Film Sales Corporation (1918–1924)
Subsidiária
Atividade Entretenimento
Fundação 19 de junho de 1918 (106 anos)
Fundador(es) Harry Cohn
Jack Cohn
Joe Brandt
Sede Culver City, Califórnia,
 Estados Unidos
Proprietário(s) The Coca-Cola Company (1980–1989)

Sony (1989–presente)

Presidente Sanford Panitch
Empresa-mãe Sony Pictures (1989–presente)
Sony Entertainment (2012–presente)
Subsidiárias Ghost Corps
Website oficial www.sonypictures.com

O estúdio foi fundado originalmente em 1918 como "Cohn-Brandt-Cohn Film Sales" pelos irmãos Jack e Harry Cohn e pelo melhor amigo de Jack, Joe Brandt. O primeiro longa-metragem do estúdio, foi lançado em agosto de 1922. Em 1924, foi adotado o nome Columbia Pictures, um nome derivado de Colúmbia, a personificação nacional dos Estados Unidos, que é usado como o logótipo do estúdio.

Em seus primeiros anos em Hollywood, a Columbia começou a crescer no final de 1920, estimulado por uma associação bem-sucedida com o diretor Frank Capra. É o quinto maior estúdio de cinema do mundo.

Com Capra e outros, Columbia se tornou uma das principais produtoras de comédias malucas. Na década de 1930, as principais estrelas do contrato da Columbia foram Jean Arthur e Cary Grant (que também trabalhou na RKO Pictures). Na década de 1940, Rita Hayworth tornou-se estrela do estúdio e impulsionou suas fortunas no final de 1950. Rosalind Russell, Glenn Ford e William Holden também se tornaram grandes estrelas do estúdio.

Na década de 1980, o estúdio foi comprado pela Coca-Cola, em 1983 foi lançada a TriStar Pictures como um empreendimento conjuntivo com a HBO e CBS. Cinco anos depois, a TriStar Pictures foi vendida para a Columbia e a empresa se tornou a Columbia Pictures Entertainment. Depois de um breve período de independência com a Coca-Cola, o estúdio foi adquirido pela empresa japonesa Sony em 1989.[2]

Ver também

editar

Referências

  1. «Divisions | Sony Pictures». www.sonypictures.com. Consultado em 21 de setembro de 2015 
  2. RICHTER, PAUL (27 de setembro de 1989). «Sony to Buy Columbia, Says Americans Will Run Studio : 1st Sale of Film Maker to Japanese». Los Angeles Times (em inglês). ISSN 0458-3035 

Ligações externas

editar