Scrubs
Predefinição:Rigor Predefinição:Infobox serie de TV Scrubs é uma premiada sitcom norte-americana criada por Bill Lawrence (co-produtor de Spin City).
A série mostra a vida profissional e pessoal de diversos personagem que trabalham no fictício hospital Sacred Heart, em uma cidade não revelada. Diferentemente de outras sitcoms, Scrubs é filmada em apenas uma câmera, e também não usa os tradicionais sons de risadas. Cada episódio da série é estruturado através de múltiplas histórias, ligadas entre si pela narração do protagonista J.D., que no final de cada episódio conta uma pequena moral filosófica.
A série atualmente é exibida nos Estados Unidos pelo canal ABC (sendo que as primeiras 7 temporadas foram exibidas pela NBC), no Brasil no canal Sony Entertainment Television e em Portugal na SIC Radical. Na FOX a série estreou com o nome de Médicos e Estagiários no dia 22 de Dezembro de 2009.
Enredo
John "J.D." Dorian é o protagonista da série. Ele narra suas experiências pessoais ganhas enquanto trabalha no Sacred Heart Hospital, sempre lotado de pacientes e imprevisíveis funcionários.
Após terminar a faculdade de medicina com seu melhor amigo, Chris Turk, os dois conseguem se tornar internos neste hospital. Logo no primeiro dia, J.D. se apaixona pela sua colega de trabalho, Elliot Reid, enquanto Turk começa a namorar a enfermeira Carla Espinosa.
J.D. também conhece o doutor Perry Cox, que ele considera seu mentor apesar de ser sempre desprezado e humilhado por seu sarcasmo, o Diretor Médico do hospital Dr. Bob Kelso, que se mostra inicialmente aos internos como um chefe adorável mas que é antipático e egoísta, e o zelador, que sempre arranja confusão com qualquer coisa que J.D. lhe faça ou diga.
Méritos
Apesar de ser uma comédia, Scrubs conquistou o público já saturado por séries médicas pelo estilo leve e poético de lidar com assuntos muitas vezes mais sérios do que os seus similares. Além disso, apresenta personagens caricatos do ambiente hospitalar e seu cotidiano de modo que quem trabalha nessa área reconhece todos os seus personagens.
Em suas três primeiras temporadas, a série ganhou indicações para o Emmy por elenco, edição e roteiro para uma sitcom. Após a quarta temporada a série ganhou indicações para Melhor Comédia, Melhor Ator de Comédia (Zach Braff), Melhor Edição para uma Série de Multi-Câmera (a série é filmada em apenas uma câmera, mas no episódio 17 da quarta temporada "My Life in Four Cameras" há um breve momento filmado em multi-câmera, ao estilo de uma sitcom), e Melhor Elenco.
Braff foi indicado ao Golden Globe de Melhor Ator em Séries de Televisão, Comédias ou Musicais em 2005 e 2006, mas perdeu para Steve Carell em The Office em 2006, e para Jason Bateman em Arrested Development em 2005. Braff foi indicado novamente para o Golden Globe em 2007, mas perdeu para Alec Baldwin em 30 Rock.
Episódios
- Para maiores detalhes, veja Lista de episódios de Scrubs
Personagens
- Para maiores detalhes, veja Lista de personagens de Scrubs
Protagonistas
- Zach Braff como Dr. John (J.D.) Dorian
- Sarah Chalke como Dra. Elliot Reid
- Donald Faison como Dr. Chris Turk
- Judy Reyes como Enfermeira Carla Espinosa
- John C. McGinley como Dr. Percival "Perry" Cox
- Ken Jenkins como Dr. Robert "Bob" Kelso
- Neil Flynn como o zelador
Personagens secundários
- Christa Miller Lawrence como Jordan Sullivan
- Robert Maschio como Dr. Todd "the Todd" Quinlan
- Aloma Wright como Enfermeira Laverne Roberts
- Sam Lloyd como Theodore "Ted" Buckland
- Johnny Kastl como Dr. Doug Murphy
- Charles Chun como Dr. Wen
- Michael Hobert como Lonnie
Curiosidades
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia. |
- Na 1ª temporada o raio-X que aparece na abertura era posto intencionalmente ao contrário para mostrar que os novos internos do hospital eram inexperientes. O erro foi corrigido por um curto tempo na 2ª temporada, mas voltou ao contrário. No episódio da 5ª temporada "My Urologist"(5x23) a dra. Kim Briggs aparece na abertura virando o raio-X ao contrário e dizendo que isso "a esteve aborrecendo por anos".
- O hábito de Dr. Cox de chamar J.D por nomes de garotas foi idéia do ator John C. McGinley. Ele faz a mesma coisa na vida real com seu amigo, John Cusack.
- A maioria dos episódios são narrados por J.D., e começam com "My...". A partir da 2ª temporada, 8 episódios foram narrados por outros personagens: His Story (narrado por Dr. Cox), His Story II (Turk), Her Story (Elliot), Her Story II(Carla), His Story III (o zelador), His Story IV(Dr. Kelso), Their Story (Jordan, Ted e Todd) e Their Story II (novos internos).
- A localização do hospital é indefinida, mas pistas dadas na própria série indicam que seja localizado no sul da Califórnia. Na verdade, a série é gravada num hospital abandonado em Sherman Oaks, sul da Califórnia. Os escritores da série chamam o local do show de "Sanjafranleles", uma combinação de San Francisco com Los Angeles.
- Neil Flynn é um experiente piadista de improviso. Muitas de suas cenas foram feitas na hora, assim como seu alter-ego Dr. Jan Itor.
- Christa Miller Lawrence, a atriz que interpreta a ex-esposa do Dr. Cox, é casada com Bill Lawrence, o criador da série. No episódio 6 da 1ª temporada "My Bad" aparecem gravações do casamento de Perry Cox e Jordan Sullivan (a personagem de Christa). Estas gravações são do real casamento de Christa e Bill.
- O piloto do show foi oferecido ao canal ABC, mas não foi aceito e o canal NBC decidiu exibir o programa. A partir da 8ª temporada a série mudou para a ABC.
- Muitas vezes durante a série Elliot fala alemão. Sarah Chalke realmente fala (pouco) alemão. Na versão alemã da série, a língua é trocada pelo dinamarquês. Também nas versões de países hispânicos, Carla e sua família são italianos.
- Originalmente os diretores da série queriam que o zelador (Janitor) fosse apenas fruto da imaginação de J.D., tanto que o personagem apenas interagiu com outra pessoa no episódio 16 da 1ª temporada, e não aparece na abertura.
- Ambos os pais de J.D. e Elliot achavam que seus filhos nasceriam do sexo oposto.
Relação com outras séries
- Vários membros da sitcom Spin City, também produzida por Bill Lawrence, fizeram participações especiais no show. Entre eles estão Michael J. Fox, Barry Bostwick, Alan Ruck, Richard Kind, Michael Boatman, Alexander Chaplin e Heather Locklear.
- Similarmente, vários atores de Scrubs dublaram a animação Clone High, criada por Lawrence. Entre eles estão Zach Braff, Sarah Chalke, Donald Faison, Neil Flynn, John C. McGinley, Christa Miller Lawrence, e os convidados Michael McDonald e Nicole Sullivan.
- No episódio 5.11 "My Buddy's Booty" J.D. faz uma referência a Grey's Anatomy quando Elliot pergunta "J.D., eu não quero fazer isso. Não podemos só ir para casa, colocar nossos pijamas e assistir "Grey's Anatomy?". Logo, J.D. responde "Oh, eu amo Grey's Anatomy, é como se eles estivessem assistindo nossas vidas e colocassem na TV".
- Em alguns episódios, a série faz alusões à famosa sitcom Seinfeld. Prova disso, é a participação do personagem " The soup nazi", com sua famosa frase: "No soup for you"!
- J.D. e Turk adoram a serie Cheers sendo que a assitem toda a semana.
- Em alguns episódios existem menções à aclamada série "Friends", por exemplo quando Elliot pergunta se J.D passou o fim de semana assistindo a "Maratona Friends" novamente, ou quando o Zelador compara a relação de J.D. e Elliot com o namoro de Ross e Rachel de Friends. Há também uma aparição em um dos episódios do ator Mathew Perry, o aclamado Chandler da série Friends.