Transferência horizontal de genes
Transferência horizontal de genes ou Transferência lateral de genes, é um processo em que um organismo transfere material genético para outra célula que não é sua descendente. Transferência vertical, por contraste, ocorre quando um organismo recebe material genético do seu antecessor, por exemplo dos pais ou de uma espécie a partir da qual evoluiu. A maior parte da investigação em genética tem focado na mais prevalente transferência vertical, mas mais recentemente há uma percepção maior que a transferência horizontal de genes é um fenómeno significativo.
História
Transferência horizontal de genes foi descrita pela primeira vez no Japão numa publicação de 1959 que demonstrou a transferência de resistência a antibióticos entre espécies diferentes de bactérias[1][2]. No entanto, o significado da sua pesquisa não foi devidamente apreciado no ocidente nos dez anos que se seguiram. Michael Syvanen foi um dos primeiros biólogos ocidentais a explorar o significado potencial da tranferência horizontal de genes. Syvanen publicou uma série de artigos sobre transferência horizontal de genes começando em 1984[3], prevendo que a transferência lateral de genes existe, tem significado biológico e que este processo moldou a história evolutiva desde o primórdios da vida na Terra. Transferência horizontal de genes é uma forma de engenharia genética.
Referências
- ↑ Ochiai, K., Yamanaka, T Kimura K and Sawada, O (1959) Inheritance of drug resistance (and its tranfer) between Shigella strains and Between Shigella and E.coli strains. Hihon Iji Shimpor 1861: 34 (in Japanese)
- ↑ Akiba T, Koyama K, Ishiki Y, Kimura S, Fukushima T. On the mechanism of the development of multiple-drug-resistant clones of Shigella. Jpn J Microbiol. 1960 Apr;4:219-27. PMID 13681921.
- ↑ Syvanen, Michael (1985). «Cross-species Gene Transfer; Implications for a New Theory of Evolution» (PDF). J. Theor. Biol. 112. Consultado em 5 de setembro de 2007 Texto " pages pp. 333-343 " ignorado (ajuda)