Mário Barreto Corrêa Lima

Mário Barreto Corrêa Lima(Sobral, Ceará - 7 de setembro de 1935) é um médico, professor emérito e gastroenteriologista brasileiro. É diretor da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, escola médica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e coordenador das relações internacionais da mesma escola. Também foi diretor da Associação Médica Brasileira e membro da Academia Nacional de Medicina. É irmão da Miss Brasil de 1955 Emília Barreto Correia Lima.

Biografia

Tendo estudado no Liceu do Ceará, Dr. Lima foi a seguir interno no Instituto Lafayette, no Rio de Janeiro, por decisão de seu pai Hyder, também médico. Quando Dr. Lima terminou seus estudos, ele ja sabia sua vocação, seria um médico. Sua escolha foi a Universidade do Brasil, chamada hoje de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1959 completou a universidade. Porém, mesmo antes de terminar o curso universitário, tratou já de pessoas como paramédico.

Trabalhou também para o instituto de aposentadoria e pensões dos industriários, um trabalho público. Como seu pai, o Dr. Lima se dedicou a causa pública e vem combatendo a AIDS no Rio de Janeiro onde o vírus tem crescido.

Eventos importantes na carreira medica do Dr. Lima

  • 1971 - UNIMED foi fundado em Rio de Janeiro, e o Dr. Mário era o oitavo fundador.
  • 1971 - Professor titular na medicina interna e nos diagnosticos físicos.
  • 1973 - Professor titular de doenças infeciosas e parasíticas.
  • 1981 - Dr. Lima foi eleito presidente da Associação Médica do Brasil.
  • 1985 - O primeiro livro a respeito da AIDS foi escrito pelo Dr. Mário Lima.
  • 2000-2005 - Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • 2007 - Dr. Mário Barreto Correâ Lima recebeu a nomeação de professor emérito pela UNIRIO