sexta-feira, 22 de maio de 2009

Já sou crescido!



É hora de mais uma grande fase de aprendizado para o Pedro: COMER SOZINHO!
Sempre acreditei que não importava a idade, o Pe iria começar a comer sozinho quando estivesse preparado. Confesso que eu estava um pouquinho ansiosa para a chegada desse grande dia.
Já faz um tempo que nosso menino tem demonstrado esse interesse, levando os alimentos a boca sozinho, mas sempre utilizando as mãos em vez dos talheres. Comecei oferecendo a colher, mas o danadinho só queria saber de brincar com a comida.
Ontem, enfim, levou a colher à boca, com extrema dificuldade, mãozinhas tremendo… Mas conseguiu! Comeu sua primeira colherada de sopa, SOZINHO! E não é que o menino tomou gosto pela coisa e comeu toda sua sopa sem ajuda? Depois disso, dei um danoninho para ele… Comeu sozinho. Foi à maior lambança, danoninho pra todo lado, mas quem liga, afinal, a bagunça faz parte da aprendizagem???
Após mais essa conquista, percebi crescer no Pedro um sentimento de autonomia e confiança!
Para mim e o Tiago, nada é maior do que o orgulho de ver nosso bebê crescer, se tornar cada dia mais independente. Ficamos encantados quando o vemos realizar proezas que até a bem pouco tempo nos pareciam impossíveis!

Cara de um, focinho de outro!

Quando o Pe nasceu, todos repetiam num só coro “é a cara da mãe”! Ouvi tantas vezes que o pequeno tinha minha boca, orelha(isso não precisava), olhos (o formato, não a cor)… Eu ficava tão feliz!
No passar dos meses essa frase foi se modificando…
Agora para todo lugar que vamos, as pessoas repetem, “nossa, o Pedrinho é a cara do pai“. Claro que sinto uma pontinha de "inveja" rsrs, afinal, ele é MEU BEBÊ! Saiu de dentro de mim!!!
Mas não posso negar que ele está realmente a cara do papai Tiago, porém acho que ainda resta alguns traços meus (mesmo que pequenos), vocês não acham???
Gosto quanto as pessoas ficam tentando adivinhar com quem o bebê se parece. Só não podemos nunca nos esquecer que ele é o Pedro! Tem cara de Pedro, coração de Pedro, personalidade de Pedro, alma de Pedro e ponto.
Mas para que fiquemos todos bem felizes porque não dizer que ele é realmente a cara de um e o focinho de outro? rsrs

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Meu pequeno grande aventureiro



Essa semana encontrei um texto que falava sobre numerologia feita apartir do nome da criança. Por curiosidade fiz a numerologia do Pedrinho e vejam só o que diz:

"Quem tem um bebê 5 terá que ser rápido e estar muito alerta. Aproveite enquanto ele tem os limites do berço para segurá-lo. Já já ele estará andando e falando por aí. Prepare-se para acompanhá-lo.
O que você deve pensar primeiro é onde vai levar este bebe para passear pois estar confinado a um espaço reduzido pode ser cruel para um pequeno 5, já que sua natureza o impulsiona a buscar, explorar, a aprender.
Para este pequeno, fazer várias coisas ao mesmo tempo é natural e não vai adiantar exigir que ele imite outras pessoas mais quietas, pois esse é seu estado normal de atividade.
Talvez, para o seu próprio bem, seja necessário ensinar-lhe a diminuir um pouco a velocidade, porém é impossível mudar sua natureza básica sem frustrar suas inclinações naturais.
Sua saúde está submetida a um grande desgaste nervoso. Alimentos e bebidas excitantes, com cafeína por exemplo, devem ser evitados pois aumentam mais essa agitação. Chás que tranqüilizam podem ser uma boa opção antes de dormir.
É comum que em sua etapa infantil ou na pré-adolescência sofra fraturas ou luxações pois gostam de se arriscar nos esportes radicais. É grande aventureiro.
Terá dificuldade em se organizar e dificilmente se lembrará onde deixou os deveres de casa, se é que se lembrou de fazê-los. E não porque não seja capaz pois inteligência e capacidade têm de sobra. é que provavelmente esteja ocupado com alguma de suas criativas e incompreensíveis idéias, e se aborreça ao ter que fazer a rotina diária. É muito útil que você ensine a ele a importância de colocar os pensamentos em ordem, ou toda a sua maravilhosa inteligência poderá ser desperdiçada. Ele deve aprender que não basta saber as coisas, também é necessário relacioná-las de forma útil com o que aprendeu anteriormente. Que seja lembrado a terminar aquilo que começou pois, às vezes, tem interesse exagerado por algum tema, e em pouco tempo se aborrece se já aprendeu o que queria.
O mesmo pode acontecer no seu relacionamento com as pessoas: pode se aproximar muito quando desperta seu entusiasmo e pode se distanciar de repente, quando não se sinta mais motivado. Gosta de experimentar de tudo, as novidades o atraem, as mudanças o motivam. Aborrece-se com a rotina e com o que implique numa repetição sistemática daquilo que já conhece.
O pequeno 5 pode ser capaz de fazer os deveres ao mesmo tempo em que assiste tv.
Ele pode ter dificuldades para ser pontual, pois a qualquer parte que vá sempre encontra algo novo que o atrai. È possível também que seja difícil para ele ouvir sem interromper, porque capta instantaneamente a idéias e não se interessa por ouvir os detalhes infindáveis de qualquer história.
Suas características mais marcantes são a curiosidade, a comunicação, o desejo de contato com outras pessoas e a necessidade de expansão. Quer movimento constante, é curioso mas sem se aprofundar. Às vezes busca algo impossível. A sua agitação faz com que se sinta atraído por várias coisas ao mesmo tempo. Os objetivos a longo prazo não o interessam, necessita conseguir resultados imediatos para continuar motivado.Com os amigos, é encantador. Às vezes dá a impressão de que conhece absolutamente todo mundo. Sempre está rodeado de gente. È capaz de fazer qualquer coisa pelos amigos, porém sem perder sua independência. Deve ser tratado com uma mistura de tolerância e disciplina porque é impetuoso e ansioso. A melhor atitude com eles é o diálogo, nunca a repressão.
Aproveite muito agora pois quando ele crescer você se lembrará com saudade de quantas vezes ele se colocou em risco, querendo ver o que tinha dentro de uma panela no fogão, tentando colocar algo na tomada e você dizia: Por que você não descansa um pouco, por que você se mete em todos os lugares?
Certamente esta curiosidade se transformará em algo útil para o seu futuro como adulto. Será livre sem ser irresponsável."

terça-feira, 5 de maio de 2009

AZUL

Eu não sei se vem de Deus
Do céu ficar azul
Ou virá dos olhos teus
Essa cor que azuleja o dia
Se acaso anoitecer
Do céu perder o azul
Entre o mar e o entardecer
Alga marinha vá na maresia
Buscar ali o cheiro de azul
Essa cor não sai de mim
Bate e fica a pé a sangue de rei
Até o sol nascer amarelinho
Queimando mansinho
Cedinho, cedinho, cedinho
Corre e vai dizer pro meu benzinho
Hum! Dizer assim: o amor é azulzinho (Djavan)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meu tagarela

Do mesmo jeito com que começou a andar, ou seja da noite para o dia, Pedrinho começou a falar. Desenvolveu linguagem própria. É uma linguagem bem engraçada, devido à entonação e melodia, que vem constante e depois cai alguns tons… rsrs
Já diz algumas palavrinhas que conseguimos entender bem, já outras bem esquisitas. Só mesmo fazendo leitura de expressão corporal e apelando para o sexto sentido materno é que consigo entender. Algumas palavrinhas que já diz:
Aggi – Aaaadeee
Papai – Papa, dadai
Mamãe ele já fala certinho! Rsrs
Vovó ou algo bem parecido
Nenê
Água - águu ou abo
Batata
Alô
Au-au
Miau (imitando o sonzinho do gato) lindo!
Pedro – Dedo
Comidinha – papá
Sujeira ou tudo o que não deve mexer – Caca
Suco – cuco
Leite – lete
Galinha ou cocoricó – cocó
Bola – boa
Carro – cão
Didida ou dida - madrinha
Dá, tó…

Pois é. Pedro agora é bípede e falante. E como fala! Aponta com o dedinho para tudo e dispara o seu: Dáaaa! Aaaaadeeeee! É uma gracinha.
Além de tudo isso Pedro é super empolgado. Quando vê o Doki, por exemplo, aponta para a TV, dança com um sorrisinho bem lindo no rosto.
Outra coisa que o deixa muito bem humorado é sair de casa. Quando vê alguma “mocinha” fica fazendo gracinhas para chamar a atenção. Depois deita no ombro de quem o estiver segurando, como se estivesse com vergonha… Um charme!!!
Tem mania de abrir minhas gavetas e tirar tudo de dentro. Ou guardar brinquedos e outros objetos dentro…
Ontem o peguei no flagra… Subiu (sem ajuda) em uma cadeira do meu quarto para pegar os biscoitos de chocolate que estavam na mesa do computador. Pode????
Ele está com 79 cm e 11.400 kg, seis dentes e meio.
Estou completamente apaixonada por meu menino falante!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Pedro, o terrível!

A vida está cada vez mais corrida e o Pedrinho cada vez mais terrível, exigindo atenção a cada segundo. Casa pra cuidar, filho levado, cachorro carente… Como dar conta de tudo? Basta ser mulher… rs. Nós damos conta, talvez não da forma como gostaríamos, mas da forma que podemos! As vezes falta serenidade, equilíbrio e calma. Mas no meio dessa bagunça toda, numa casa onde vive criança, cachorro, papais e muita bagunça, encontro minha maior felicidade. Afinal, o que seria de mim sem tudo isso???

Pedro de fases!

Nas últimas semanas o Pedrinho está mais que impossível… Está resistindo muito pra dormir e quer a mamãe a todo minuto. Um grude! Estava quase acreditando que tínhamos criado um monstrinho… rs.
Isso pode estar ocorrendo porque o Ti estava de férias, e o pequeno está tendo atenção integral dos pais esses dias, então acaba ficando um pouquinho mimado demais… Ou então, o pequeno está passando por mais um “salto de crescimento”.
Segundo a “tabela dos saltos” o bebê pode ficar assim, manhoso, levado e sem querer pregar os olhinhos.
Na verdade, o bebê, fica meio desorientado com essas mudanças, daí querer tanto a mãe, que é seu porto seguro. Mas, o melhor de saber do salto, é saber que ele acaba em poucos dias e que tudo voltará ao normal. Assim, sabendo que não é pra sempre, conseguimos nos manter firmes e serenos mesmo diante das atitudes mais difíceis que eles apresentem.