icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Veja o valor nutritivo das frutas verdes

Além de combater as doenças das articulações, alimentos ajudam a emagrecer e são ricos em vitamina C.

Publicado em 22/04/2012 às 13:00

O sabor azedo e a acidez podem não agradar ao paladar de muita gente. Mas, as frutas verdes trazem em sua composição nutrientes valiosos capazes de combater doenças que afetam as articulações e substâncias que também ajudam a quem quer emagrecer.

O limão, kiwi, abacate, maçã verde, carambola, coco verde, pêra e a banana verde, são alguns dos alimentos pertencentes ao grupo das frutas verdes. Embora todas tenham uma substância chamada tanina, que é responsável pela coloração esverdeada, cada uma das frutas do grupo possuem nutrientes específicos que atuam no organismo de maneira diferenciada, como o limão, por exemplo, que é rico em vitamina C e fortalece o sistema imunológico.

Além das fibras, um outro ponto em comum das frutas verdes é concentração de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo da glicose, na hidratação da pele e dos cabelos, e ainda no combate a inflamações. De acordo com a nutricionista Aline Grisi, esse tipo de vitamina é difícil de ser encontrada em um só alimento e é uma característica das frutas verdes. “As frutas verdes se diferenciam porque concentram vitaminas que as outras não têm e as vitaminas do complexo B estão em maior quantidade nas frutas desse grupo, sendo úteis principalmente no tratamento de doenças como artrite e artrose, como é o caso da maçã verde, por exemplo”.

Pesquisas apontam que frutas como o abacate, kiwi e limão concentram ainda minerais como o magnésio e o selênio, que repõem as energias e melhoram o humor. Segundo a nutricionista, para que os nutrientes encontrados nas frutas surtam efeito, é necessária a ingestão em dias alternados de alguma fruta do grupo. “A fruta deve ser consumida in natura e de forma que a dieta seja variada com as quantidades de substâncias necessárias ao organismo”, aconselha.

Ainda de acordo com a nutricionista, como todo alimento, a restrição para o consumo das frutas só vale para quem sofre de alguma doença que impeça a ingestão de açúcar ou de gordura.

O coco verde, por exemplo, tem menos calorias que o coco maduro e repõe os sais minerais, porém a glicose presente na fruta pode ser um risco para os diabéticos. “O coco verde deve ser consumido moderadamente pelos diabéticos, por causa da glicose,”, disse. Outra fruta do grupo que deve ser consumida sob vigilância é o abacate, que fornece de 100 até 190 calorias. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp