Boa Noite

Sabe bem ver um filme com história, grandes actores e sem grandes artifícios tecnológicos.

E Os Sumários, Senhor@s, Como Ficam?

Escolas e creches podem vir a ser fechadas a partir desta tarde, anunciou a Protecção Civil. Chuva, vento e neve colocam Portugal em “estado de prontidão especial”. GNR adopta medidas de prevenção.

Já Estes 17 Segundos São Para O Arquivo Pitoresco Da Educação

Interessante, Mas Derrapando Um Pouco Para Algum Alarmismo

Mais do que a “reforma” do MECI, os problemas estarão no regime de recrutamento dos docentes e no próprio ECD. Há por aqui partes neste artigo de Garcia Pereira a ter em atenção, longe de mim negá-lo, mas a precarização nem começou no Verão passado, nem sequer com este governo, que apenas vai escancarando portas que outros abriram. Como com os técnicos especializados e as reconduções a gosto dos shôres directores.

Precarizar professores: O ataque do Governo Montenegro à escola pública

Pela calada, em pleno mês de Agosto, o Governo Montenegro deliberou, através de uma Resolução do Conselho de Ministros, uma “reorganização” do Ministério da Educação. Deste modo, mudanças de local de trabalho, alterações de horário, bancos de horas, contratos a termo, despedimentos colectivos, descida de categoria e diminuição de salários, bem como a ausência de uma carreira estruturada, passam a ser plenamente aplicáveis aos professores assim contratados.

Lá Por Fora

8 Countries Where Teachers Get Special Residency Treatment

À Atenção Do Shôr Ministro E Da Shôra Deputada Angélica Da Iéle

As faltas por greve “caçam-se” nos recibos do ordenado. O IGefE tem, ou pode ter, acesso a este tipo de informação. Não é pelos sumários que lá se chega. Afirmar isso ou justificar a requisição estalinista de sumários com esse pretexto, ou é uma rematada mentira ou é uma profunda ignorância. Ou as duas.

Devia existir uma PACE – Prova de Acesso à Comissão de Educação, para impedir certas criaturas de lá poisar e botar faladura.

5ª Feira

Gramáticas eleitorais

(…)

Ao contrário do que li recentemente, a escola não existe para “estar alinhada com o seu tempo”, mas para o transcender. Alinhar-se com o tempo, é perder a Memória e ficar incapaz de imaginar um futuro diferente. É ficar prisioneiro dos epifenómenos, da cascata de informação sem tratamento crítico e ser alvo fácil dos discursos e formulações simplistas e demagógicas. Depois, não vale a pena queixarem-se das opções dos novos eleitores.

Boa Noite

Com boas maneiras:

À bruta: