Na eleição de maior participação das redes sociais, em que Dilma Rousseff foi reeleita presidente do Brasil, os memes se espalharam por toda a web. Os debates, sem dúvida, foram a maior fonte de inspiração para a internet brasileira.
Neste domingo (26), a maior parte do país esperou ansioso no domingo por quase três horas, enquanto a votação no Acre era concluída. O fuso no estado é três horas atrasado em relação ao horário de Brasília. Nesse meio tempo, haja coração...
E o Acre virava o centro das atenções por alguns momentos na disputa presidencial.
E a tensão continuava...
Até que um pouco depois das 20h, sai a parcial com mais de 90% de votos apurados, que indica a vitória de Dilma Rousseff. As partidários já celebram na internet.
Teve também tiração de sarro em cima do lado que saiu derrotado.
Infelizmente alguns comentários se excederam em preconceito e ofensas.
Mas, calma, a eleição começou lá atrás. E como dissemos, quem contribuiu para a graça foram os debates. Lembra desses personagens? Vamos lá.
Os candidatos Levy Fidelix (PRTB) e Eduardo Jorge (PV) viram alvo de piadas logo nos primeiros debates na TV.
Eduardo Jorge ganhou fãs, como Larissa Vaz:
O candidato do PV defendeu, em entrevista ao G1, que a legalização da maconha seria "um avanço tremendo para o Brasil", porque enfraqueceria o crime organizado e permitiria que a polícia concentrasse ações em criminosos mais violentos. Durante os debates, choveram na rede brincadeiras sobre tema.
Até os gestos de Eduardo Jorge viraram memes:
Apagado durante a campanha e fora dos debates, Eymael (PSDC) também conseguiu seu cantinho ao sol na web. O jingle "Ey-ey-eymael, um democrata cristão" não foi esquecido, e acabou misturado a whey protein, um suplemento derivado do soro do leite famoso nas academias.
O debate na TV Globo em 3 de outubro, o último antes do primeiro turno, reuniu Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB). E as piadas sobre o grupo foram destaque
O mediador do debate, William Bonner, também apareceu nas piadas na rede.
Os internautas aproveitaram as cenas dos papéis com os temas do debate para deixar a imaginação fluir:
Levy Fidelix, um dos mais criticados no debate anterior, quando fez um discurso contra os homossexuais, voltou a ser alvo dos internautas. Meme misturou o filme "O segredo de brokeback mountain" com aerotrem.
A tiração de sarro não parou...
No debate, a cara de desolada de Luciana Genro ao perceber que os outros candidatos não faziam perguntas para ela virou meme.
O embate entre Luciana e Aécio também rendeu.
Logo depois de lançar seu programa de governo, Marina Silva voltou atrás em questões polêmicas, como o apoio ao casamento igualitário no Brasil, que permite a união entre pessoas do mesmo sexo. O pastor Silas Malafaia ficou indignado com o texto, e a "bronca" dele foi apontada nas redes sociais como o motivo da mudança.
Quando a disputa entre Dilma, Marina e Aécio se acirrou, os internautas começaram a compará-la com o BBB.
As expressões difíceis e o jeito de falar da candidata à reeleição são prato cheio para os piadistas.
Uma das frases preferidas de Aécio nos debates também não escapou, e foi misturada ao meme do forninho que cai enquanto uma menina dança funk.
A discussão entre Dilma e Aécio sobre qual governo criou o Bolsa Família, PT ou PSDB, gerou brincadeiras sobre testes de paternidade.
Como os debates entre o tucano e a petista se concentraram na gestão de Aécio em Minas Gerais, os internautas entenderam que...
Aqui estão as palavras mais usadas pelos adversários, segundo as redes sociais.
E muita gente reclamou do "barraco" entre os dois candidatos no segundo turno.
O apoio da atriz Lindsay Lohan, que gravou filmes como "Sorte no Amor", a Aécio virou piada instantaneamente. ("Você não pode sentar com a gente")
E depois da repercusão negativa, a atriz norte-americana apagou o post – o que a internet também não perdoou.
Teve gente que aproveitou a eleição para faturar:
O tom do debate na TV Globo foi um pouco menos agressivo do que os outros encontros e, dessa forma...
Os movimentos de William Bonner durante o debate também foram destaque:
E chegamos ao final. Foi uma eleição de mexer com os nervos não?