Edição do dia 25/07/2013

25/07/2013 15h14 - Atualizado em 25/07/2013 15h14

Vaticano usa redes sociais para aproximar Papa Francisco dos jovens

De acordo com o comentarista de cultura Marcelo Balbio, o maior número de seguidores do Papa no twitter fala espanhol, mesma língua de Francisco.

O Papa Francisco tem mostrado que gosta de se aproximar de fiéis. No dia em que chegou ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, o pontífice foi da Base Aérea do Galeão à Catedral Metropolitana em um carro comum com os vidros abertos, para ter maior contato com os devotos.

A proximidade do pontífice com os fiéis não fica restrito ao contato físico. Na internet, Francisco tem usado o twitter para passar mensagens de fé para seguidores do mundo inteiro. De acordo com o comentarista de cultura do Estúdio i, Marcelo Balbio, o uso do twitter pelo Papa não atrairá somente os fiéis mais jovens. “Eu não sei se isso ajuda a aumentar somente o número de jovens.  Acho que é uma grande penetração em todas as formas”, afirma Balbio.

O Papa possui diversas contas no Twitter, cada um com um idioma diferente. De acordo com o comentarista, o maior número de seguidores de Francisco no twitter fala espanhol. “Em inglês, ele tem 2,7 milhões de seguidores. Em português, 540 mil. Em italiano, 925 mil. Em espanhol, que é a língua do Papa, a conta do twitter tem 3 milhões de seguidores. É a diferença que faz a nacionalidade do pontífice”, destaca.

Balbio também destaca que Francisco usou o Twitter até mesmo no avião, a caminho da Jornada Mundial da Juventude, no Rio: “Na Jornada, o número de tuites aumentou consideravelmente. No avião ele já tinha escrito uma mensagem. O Vaticano tem um site bem completo, canal no YouTube e aplicativos. A conta do twitter é como se fosse o Papa falando diretamente com os assinantes”.