Por g1 AM


Mais de 1,5 milhão de amazonenses estão com o nome sujo. — Foto: Aguilar Abecassis/Photopress/Estadão Conteúdo

O Amazonas registrou 1.543.741 inadimplentes em maio, segundo o Serasa. Os dados fazem parte do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas, divulgado na segunda-feira (25), pelo órgão.

Apesar de ser um percentual ainda ser alto, houve uma queda no número total de devedores em comparação com abril. No mês passado, o estado tinha 1.562.937 inadimplentes, ou seja, 1,22% a mais do que o registrado agora.

O Serasa também apontou que o valor médio da dívida por inadimplente amazonense é de R$ 4.731,73.

O varejo é o segmento com maior percentual de dívidas no estado, 27,27%. Na sequência aparece bancos e cartões com 25,78%, utilities (contas de água, luz e gás), com 14,50% e o setor de financeiras, 14,31%.

Inadimplência no país

Após dois meses de alta, o principal indicador de inadimplência do Brasil volta a registrar nova queda. Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, o mês de maio apresenta 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, uma redução de 1,20% em relação a abril. A queda em maio representa menos 884 mil nomes no cadastro de negativação.

O volume total de dívidas dos brasileiros também caiu. Comparado aos indicadores de abril, o mês de maio registrou uma queda de 1,3 milhão de débitos. Ao todo, são 273 milhões de dívidas, que somadas alcançam a cifra de R$394 bilhões.

"Entre os fatores para esse impacto, podemos considerar a injeção de dinheiro no mercado com o início do calendário de restituição do imposto de renda. O pagamento, segundo pesquisa da Serasa, seria usado prioritariamente para quitar dívidas, em linha com esse momento de baixa. A nova diminuição, portanto, é bastante significativa e pode representar boas perspectivas para o cenário econômico", disse a gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, Aline Maciel.

Vídeos mais assistidos do Amazonas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!